CONFLITO DA CHECH NIA

653 palavras 3 páginas
CONFLITO DA CHECHÊNIA
Em 1859, após décadas de guerra, os chechenos foram conquistados pelo exército do czar russo. Desde o início da ocupação, os chechenos não aceitaram o domínio russo.
Durante a década de 1930, os chechenos foram forçados a obedecer aos soviéticos, tendo suas práticas religiosas controladas e sendo obrigados a trabalhar nos campos. Em 1934, os chechenos e os engunhes foram unificados sob a Rússia Soviética e, em 1936, foram elevados ao status de república autônoma. Em fevereiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o líder soviético da época Joseph Stalin acusou os chechenos e os engunhes de colaborar com os nazistas. A república unificada foi abolida, e Stalin os deportou para o Cazaquistão. Os chechenos somente voltaram para seu território em 1953, após a morte do líder soviético.
A república chechênia-inguche foi restaurada em janeiro de 1957, e até 1991, permaneceu dentre uma das 21 repúblicas que constituíam a União Soviética. Essas repúblicas eram as unidades administrativas com maior autonomia dentro da Federação Soviética.
Em 1991, com a desintegração da União Soviética, a Chechênia separou-se da Inguchétia e formou a República de Ichkeria; os engunhes formaram sua própria república. O governo russo e outras nações se recusaram a aceitar a independência da região. A Chechênia não conseguiu convencer estrangeiros a investir em sua economia.
Em dezembro de 1994, as tropas russas invadiram a Chechênia para esmagar o movimento de independência da república. As forças russas tomaram controle de diversas áreas em 1995, enquanto guerrilheiros separatistas controlaram grande parte da montanhosa região sul e realizaram atos terroristas em outras regiões da Rússia.

Em maio de 1996, o presidente russo Boris Yeltsin, e o presidente checheno Zelimkhan Yandarbiyev concordaram com um cessar-fogo; porém a luta continuou em ambos os lados. O governo russo ofereceu aos chechena autonomia quase total dentro da Federação Russa, mas se recusou

Relacionados

  • CONFLITO DA CHECH NIA
    3590 palavras | 15 páginas
  • Conflitos Tnicos Culturais Chech Nia
    432 palavras | 2 páginas