Confissão de fé de westminster

Páginas: 25 (6078 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
Confissão de Fé de Westminster

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) é uma igreja confessional porque apresenta o seu conjunto de doutrinas elaboradas em um sistema expositivo de doutrinas em três livros chamados de Símbolos de Fé da IPB: A Confissão de Fé de Westminster (CFW), Catecismo Maior de Westminster (CMW) e o Breve Catecismo de Westminster (BCW).
São confessionais:
1. Os Católicosromanos;
2. Os Presbiterianos;
3. Os Batistas Reformados Particulares.
A CFW, do inicio ao fim, é um documento bíblico destinado a “profissionais”, especificamente.
Introdução
A Assembleia de Westminster, convocada para aconselhar o parlamento da Inglaterra em questões espirituais (i. e. reestruturar a igreja da Inglaterra em linhas puritanas) era composta de clérigos e leigos, a maioria depuritanos com uma pequena minoria de episcopais e independentes ou separatistas (i. e. congregacionais) e com uma comissão de escoceses sem direito a voto, mas com muita influência. Reuniu-se em julho de 1643. Em adição “ao Diretório para a Adoração Pública de Deus” (que substituiu o livro de oração comum, de 1552, elaborado e melhorado pelo arcebispo nomeado pelo rei Henrique VIII, ThomasCramner [m. 1556] um grande repositório de orações, responsórios, leituras bíblicas e liturgias para o batismo e a comunhão que exerceu um profundo impacto em todos os lugares em que foram criadas igrejas Anglicanas e Episcopais) ela elaborou a obra que é usualmente chamada de Confissão de Fé de Westminster. Isso exigiu diversos meses e foi completada em novembro de 1646. Ela foi metodicamenteconsiderada e discutida no parlamento, sua impressão foi ordenada, mas jamais foi autorizada por aquele grupo. A ela a Assembleia acrescentou um Catecismo Maior (196 questões) e um Breve Catecismo (107 questões). Sendo o primeiro para a exposição no púlpito e o ultimo para a instrução das crianças.
Foi estabelecido um sistema de Teologia e um sistema de governo de igrejas reformados que se modelou menospor Calvino do que por Agostinho e a Teologia Pactual ou Federal. A elaboração da CFW, em certa medida, dependeu de documentos confessionais anteriores, mas principalmente dos artigos irlandeses (1615) cuja autoria é atribuída a James Usher (m. 1656) eclesiástico da igreja Episcopal Irlandesa, mais famoso pela compilação de uma cronologia bíblica por longo tempo aceita e que se recusara a vir paraa assembleia. A confissão da assembleia é a ultima das confissões reformadas clássicas e decididamente a mais influente do mundo de fala inglesa. Embora tenha regido a Igreja da Inglaterra apenas por um breve período, foi adotada, as vezes com emenda, por grupos presbiterianos britânicos e norte-americanos, bem como por alguns batistas e congregacionais. É bem conhecida por sua minuciosidade,precisão, concisão e equilíbrio.
1. O capitulo inicial sobre a Escritura Sagrada fornece o alicerce sobre o qual se edifica e se orienta o seu magnifico edifício doutrinário.
2. A formulação madura da doutrina reformada da predestinação (cc. III – Dos Eternos Decretos de Deus, V – Da Providência, IX – Do Livre Arbítrio, XVII – Da Perseverança dos Santos) que não se compromete com debate sobre osupralapsarianismo e infralapsarianismo, mas ensina claramente que a vontade de Deus é a causa ultima de todas as coisas, inclusive da salvação humana. Ensina a doutrina da condenação (III, 7 – 8) com muita cautela e toma o cuidado de equilibrar esses ensinamentos com uma formulação cuidadosa da liberdade humana (c. IX – Do Livre Arbítrio).
3. Dá ênfase a doutrina das alianças como o modo deDeus relacionar-se com seu povo no decurso da história (especialmente c. VII – Do Pacto de Deus com o Homem).
4. Sua doutrina da redenção segue a estrutura da vontade soberana de Deus (cc. X – Da Vocação Eficaz, XI – Da Justificação, XII – Da Adoção XIII – Da Santificação) e da resposta humana (cc. XIV – Da Fé Salvífica, XV – Do Arrependimento para a Vida, XVI – Das Boas Obras, XVII – Da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
  • O Cristo Mediador na Confissão de Fé de Westminster
  • Confição de Fé de Westminster comentada
  • MONOGRAFIA SOBRE A CONFISSÃO DE FÉ DE GUANABARA
  • ANÁLISE DA CONFISSÃO DE FÉ DE GUANABARA COM OS PAIS DA IGREJA
  • Uma analise sobre a relação entre a fé e a confissão positiva
  • confissão
  • A confissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!