Configurando SSL TLS No JBoss Tomcat

1027 palavras 5 páginas
Configurando SSL/TLS no JBoss/Tomcat
Desenvolvimento, Java, SegurançaApp Servers, Certificado Digital,Desenvolvimento, Java, JBoss, Segurança, SSL, Tomcat
Segurança sempre soa como uma falácia na maioria dos projetos de software. É como aquele pessoal que não gosta ou não sabe testar: eles sabem que a coisa existe e que é preciso ou muito recomendável a usar, mas no fim das contas dão de ombros e se funcionar funcionou.
Isso acontece muito quando o âmbito é segurança. Qual cliente ou usuário não se preocupa com segurança? Ao menos um controle de acesso com autenticação através de usuário e senha eles sempre exigem. E qualquer desenvolvedor que se preze se preocupa com isso.
Quando pensamos em segurança em aplicações Java temos que conhecer bem como funciona a arquitetura de segurança da plataforma Java, que é bem completa a útil. A divisão se dá em três “áreas” distintas, que são: JCA – Java Cryptography Architecture – Define classes e interfaces que são responsáveis por trabalhar com criptografia e descriptografia de dados e informações; JSSE – Java Secure Socket Extension – Usa a JCA para criar conexões seguras para troca de dados e informações; e JAAS – Java Authentication and Authorization Service – Responsável por autenticação e autorização nas aplicações Java. Neste post vou abordar somente um pouco do JSSE, para saber mais sobre JAAS veja no arquivo do blog.
O SSL (Secure Socket Layer) e o TLS (Transport Layer Security) são protocolos criptográficos usados para garantir a comunicação segura entre serviços de internet. Não vou entrar em detalhes sobre os protocolos e nem nas suas diferenças, para maiores informações sugiro esta leitura.
A necessidade fundamental de uma implementação com SSL é garantir a privacidade e integridade dos dados trafegados entre as aplicações que estão se comunicando. E isso é realizado através da autenticação das aplicações e da utilização de algoritmo criptográfico nos dados que estão sendo trafegados.
Dizer isso é meio bonitinho

Relacionados

  • Protótipo
    26877 palavras | 108 páginas
  • 201728346 Linguagem De Programacao Go Google Apostila Livro Curso Docx
    142137 palavras | 569 páginas