Configurando hugepages em oracle para linux

876 palavras 4 páginas
HugePages para Oracle em Linux

O HugePages para Oracle em Linux é um dos ajustes finos que oferecem um grande aumento de desempenho em ambientes Linux x86_64 com grande quantidade de memória. Porém este recurso não é muito conhecido principalmente por não vir habilitado por padrão e por haver uma série de pré-requisitos que precisam ser seguidos com cuidado antes de uma implantação com sucesso.
O objetivo deste artigo é mostrar como fazer uma implementação deste recurso com segurança nos sistemas operacionais RedHat Enterprise Linux ou Oracle Linux nas releases 5 e 6 e nos os bancos de dados Oracle Database Releases 10g e 11g releases R1 e R2. Atenção: * Em outras versões de Linux/Unix e de Oracle Database a implementação deste recurso pode ser que seja feita de outra forma; * O recurso Automatic Shared Memory Management (AMM, exemplo memory_target) do Oracle Database 11g não é compatível com HugePages; * Apenas a área de memória SGA (System Global Area) é configurada na região de memória do HugePages; * Há um grave problema com o HugePages no kernel original do RedHat Enterprise Linux 5 Update 1, favor atualize o kernel neste caso; * Recomendo utilizar o HugePages apenas em máquinas com mais de 8GB de memória RAM por causa dos ganhos de desempenho; * Instancias de ASM não usam de forma alguma HugePages; * Bancos de dados com poucos usuários simultâneos, tipo bancos de BI, não tem um grande ganho de desempenho como em caso com muitos usuários simultâneos, tipo bancos de OLTP; * O Oracle Database aloca memória de HugePages com o conceito de tudo ou nada. Uma configuração incorreta de HugePages pode ser desastrosa em termos de desempenho do ambiente. Tome muito cuidado ao configurar os parâmetros de memória. |
Por que uma implementação de HugePages melhora tanto o desempenho de um banco de dados chegando até o ponto de parecer que houve um aumento do hardware?
O segredo deste ganho de desempenho está na forma em que os processos do Oracle

Relacionados