confiabilidade

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014


CAMPUS CABO FRIO-RJ

ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS








Camila Victoria Alvarez – 201001325974







CONFIABILIDADE INDUSTRIAL












2012
Análise modalde falhas e efeitos (AMFE)

A Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE), é um método utilizado para garantir, na medida do possível, a identificação de todos os potenciais modos de falha e causascorrespondentes associados a um projecto ou processo de fabrico de um produto.
Esse tipo análise foi utilizado pela primeira vez na década de 60, no sector da indústria aeroespacial e, desde então, oseu uso tem-se progressivamente alargado. Atualmente é utilizado no sector automóvel, durante o desenvolvimento de novos produtos e na introdução de alterações de engenharia. Resultando, assim, numamaior taxa de introdução de inovação nos processos de fabrico com reflexo na redução dos custos e na prevenção da ocorrência de falhas com o produto final.


A AMFE pode ser utilizada em qualquer umadas fases do ciclo de vida do produto, sendo possível dividi-la em dois tipos distintos:

AMFE do projeto ou do produto – Usada no inicio do ciclo de vida do produto e consiste numa análisedetalhada do projeto com o objetivo de prevenir os modos de falha que lhe possam estar associadas de forma a garantir um produto sem falhas;

AMFE do processo – Compreende um estudo pormenorizado dasdiferentes partes do processo visando prevenir os modos de falha antes mesmo do início da produção.




Análise da árvore de falhas (AAF)

A Análise da Árvore de Falhas (AAF) é identificar ascombinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou erros humanos que podem resultar em um acidente. É uma ferramenta usada para análise de segurança de sistemas. Uma das vantagens dométodo é a de ser muito sistemático e analisar todas as falhas que poderiam resultar num acidente.

A Análise da Árvore de Falhas pode ser usada na fase de projeto de um sistema ou planta para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade
  • Confiabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!