Conferencia nacinal dos bispos

1235 palavras 5 páginas
CONFERÊNCIA GLOBAL DOS BISPOS NO RIO DE JANEIRO
As conferências gerais são reuniões dos BISPOS nas quais os pastores analisam a vida da IGREJA em seus territórios,descobrem aspectos positivos e negativos.identificando problemas comuns e deliberam de comum acordo sobre as soluções e linhas de ação pastoral. É convocada pelo Santo Padre a partir do pedido de um grupo de conferências episcopais. É o Papa quem autoriza o propósito de reunir-se, aprova o tema e é ele quem abre a reunião e a orienta com seu discurso inaugural.É também o Romano Pontífice quem aprova as conclusões do modo que julgar mais adequado.Até a presente data já se realizaram 05 (cinco) conferências.
1º CONFERÊNCIA GERAL DOS BISPOS NO RIO DE JANEIRO (1955) A primeira conferência realizou-se no Rio de Janeiro de 25/07 a 04/08/1955, no colégio Sacré Coeur. A reunião foi convocada por iniciativa da SANTA SÉ.Tendo como órgão responsável por auxiliar o VATICANO foi a CNBB,criada em 1952 e com o 1º secretário,nesse período Dom Hélder Câmara.
Participaram da sessões de trabalho no colégio SACRÉ COEUR os cardeais Latino Americano,37 arcebispos e 58 bispos,que representavam 66 arquidiocese,218 dioceses,33 prelazias,43 vicariatos e 15 prefeituras apostólicas. No total a assembleia seria composta de representantes de 23 países,60 províncias,350 circunscrições eclesiásticas e 150 milhões de católicos. A conferência foi presidida por, Adeodato Giovanni Cardeal Piazza, secretário da sagrada congregação consistorial e auxiliado por Dom Antônio Samoré.
A conferência do Rio de Janeiro teve como objetivo central do seu trabalho’’ o problema fundamental que aflige nossas nações, a saber: A escassez de sacerdotes”. A conferência estima que a necessidade mais premente da América Latina é o trabalho ardoroso,incansável e organizado em favor das vocações sacerdotais e religiosas,e faz,um fervoroso chamado a todos, sacerdotes,religiosos e fiéis,para que colaborem generosamente numa ativa e perseverante

Relacionados

  • Direitos politicos
    8363 palavras | 34 páginas
  • Ciencias sociais
    53829 palavras | 216 páginas