conferencia de estocolmo compilação da internet para montar aula geoecologia

2603 palavras 11 páginas
Ambiental A Conferência de Estocolmo e o pensamento ambientalista: como tudo começou
Letícia Gozzer Costa, Marcos Vinícius Nogueira Damasceno, Roberta de Souza Santos

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os aspectos históricos da Conferência de Estocolmo (1972), ressaltando os pontos mais relevantes para o estabelecimento da primeira Convenção das Nações Unidas para o meio ambiente humano, além de assinalar sua importância para a sociedade internacional e brasileira.[1]
Abstract: This paper aims to present the historical aspects of the Stockholm Conference (1972), highlighting the most relevant points for the establishment of the first United Nations Convention for the human environment, as well as point out its importance to international and brazilian society.
Keywords: International Environmental Law, Stockholm Conference, Human Environment.
Sumário: 1 Introdução; 2 Aspectos históricos; 3 A Conferência de Estocolmo; 4 O Brasil e a sua posição na Conferência de Estocolmo; 5 Conclusão; 6 Referências bibliográficas.
1. Introdução
A forma como o homem vem utilizando os recursos naturais e os danos causados ao ambiente, tanto pela extração como pela utilização desses recursos, são motivos de preocupação desde a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII. O conjunto de eventos degradativos, potencializados pelos avanços tecnológicos, são os principais fatores nas mudanças ocorridas atualmente no ecossistema global, dentre eles o clima, a poluição e a extinção (MORADILLO ET AL., 2004).
Preocupados com o futuro do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com os Estados e a comunidade científica, realizou a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, visando amenizar a problemática: homem versus natureza. Esse evento ocorreu nos dias 5 a 16 de junho do ano de 1972, na capital sueca, Estocolmo (MACHADO, 2006; MORADILLO ET AL., 2004).
2. Retrospectiva histórica
Os aspectos

Relacionados