confeitarias

Páginas: 12 (2951 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2014
O hoje e o amanha na historia da confeitaria

Publicado em 18 de maio de 2012 por Fleischmann
Categoria: Culinária Doméstica, Curiosidades.

A palavra Confeitaria vem do latim “Confectum” e significa aquilo é confeccionado com especialidade. É um prato único e que tem um toque diferenciado como recheio, formato, um toque especial ou personalizado de acordo com o gosto pessoal do cliente oua que é oferecido.
Há quem diga que os Romanos foram os pioneiros nesta área de confeitar e preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite os quais resultavam em verdadeiras delícias finas.
Na época do Primeiro Mundo as confeitarias e padarias se extinguiram devido a queda do império Romano, onde muitos profissionais se viram obrigados a produzir caseiramente sua formade sustento e contarem com a ajuda de suas esposas ou auxiliares. Aí se inicia a participação feminina no ramo surgindo então as primeiras confeiteiras.
Muitos doces eram produzidos em mosteiros e conventos a base de mel dando origem ao primeiro Pão de Mel e outras guloseimas, como o chocolate, que foi descoberto por pesquisadores da confeitaria queriam transformar o cacau e o açúcar numingrediente nobre de seus bolos e doces.
Após a segunda Guerra Mundial alguns mestres confeiteiros chegaram ao Brasil por volta dos anos 50 e 60, vindos principalmente da França, famosa como o “centro dos doces refinados e requintados” e da Áustria com seus doces e tortas finas como Stollen, o Apfelstrudel e outras delícias. Nessa mesma época os confeiteiros estrangeiros traziam a técnica do manuseio dochantilly, do Creme Paris, da massa folhada, do Fondant e foram obrigados a trabalhar nas padarias pois eram raras as confeitarias exclusivamente doceiras.
Alguns doces são tipicamente caseiros e com uma originalidade de cada país . Por exemplo no Brasil temos os quindins, babá de moça, bolos de fubá e milho, roscas doces e queijadinhas. Em Portugal os famosos pastéis de Belém, na Itália ofamoso Zabayone; na Alemanha o Strudell; na França os Palmieres …
A comercialização da Confeitaria que temos começou com a influência dos imigrantes italianos, franceses, portugueses e alemães e com a introdução de novos equipamentos e máquinas que facilitam o trabalho do confeiteiro, que passou a ter mais tempo para ler e desenvolver receitas mais requintadas melhorando a qualidade dos doces.
Fonte:História da Culinária

http://www.fleischmann.com.br/blog/?p=542



Historia da Padaria - Onde tudo começou?

Em 2002, uma equipe de arqueólogos americanos descobriram os restos da padaria mais antiga do mundo. Nela, os egípcios produziam o chamado “pão do sol” ainda cultivado na região. Foram encontradas bandejas, uma espécie de forno e demais utensílios. Interessante como o povoegípcio tem grande participação na história das padarias. Pelo que se sabe, foram eles que cultivaram o levedo que fermenta a massa do pão e a faz crescer. O povo que deu origem ao Egito, os sumérios, também cultivaram a prática da padaria, pois há relatos de locais que serviam pão, cerveja e peixe frito, chamados de burgos.
O segundo povo que muito influenciou na evolução, crescimento e dispersãodas padarias foram os romanos. Com um império gigantesco, os romanos sabiam cerca de 70 receitas de pão. Muito desta sabedoria, adivinha dos gregos que montaram asprimeiras padarias em Roma.
Foi no século II (140 a.C) que começou um protótipo do que seria uma padaria pública, já que antes, o pão era feito nas casas. Nunca houvera lugar específico para a fabricação do pão até então. A primeira escolapara aprender a ser padeiro foi em Roma e ali também nasceu uma associação de padarias e panificadores. Quem participava dela, era isento de alguns impostos e os padeiros detinham de grande status social. Foi nesta época também que houve a prática da política do “Pão e Circo”.
Por volta de 470 a.C, as padarias começaram a perder um pouco de status, pois houve a queda do Império Romano. Já no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confeitaria
  • Confeitaria
  • Confeitaria
  • Confeitaria
  • Confeitaria
  • confeitaria
  • confeitaria
  • confeitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!