Conexão dos saberes (analise crítica)

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSO EM

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA_ CECOP 2













INDYRA ANDRADE DE SOUZA













CONEXÃO DOS SABERES

E EXPERIÊNCIAS NO CURRÍCULO

ESCOLAR - CCCE









Itiruçu/BA

2013

INDYRA ANDRADE DE SOUZAANALISE CRÍTICA DA PROPOSTA CURRICULAR DA UNIDADE ESCOLAR: Municipal Presidente Tancredo Neves

































Itiruçu/BA

Janeiro/2013










































































Trabalho baseado em minha práticapedagógica no período de março/2010 a dezembro/2012 na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves situada na Avenida Artur Inácio, Bairro Noilson Oliveira Cerqueira, Nº 980, Itiruçu-BA, escola de muitos encantos e magia, a mesma é situada em um bairro periférico porém recheada de desejos de mudança em um novo olhar na educação de qualidade. Uma preocupação muito grande ao si tratar de currículo,pois os profissionais ali inseridos não tende a buscar estudos contínuos, profissionais estes que trabalha por sobrevivência, triste realidade.

Cheguei nesta instituição com desejos de mudanças, tanto na parte estética quanto ao trabalho interno, uma tarefa não muito fácil. A escola registrava um número alto de crianças com dificuldades de aprendizagem das mais diversas situações, com odecorrer dos dias eu como coordenadora pedagógica e a direção resolvemos mudar a realidade daquela instituição. O primeiro passo a ser conquistado era trabalhar com prazer, segunda conquista reuniões periódicas onde o foco seria a comunidade local. Por fim, esta instituição foi destaque no final de gestão. Não podemos perder de vista que o sujeito alvo é aquele produtivo, útil, o sujeito cliente, osujeito consumidor. (Foucault, 2007)

Contudo como falar de algo tão prazeroso, porém conflituosos. Para mim enquanto educadora e formadora de idéias, o currículo tende a ser o coração da Unidade Escolar, para tanto todos os membros e colegiados tem que ter interesse por si só na elaboração ou reorganização de um currículo condizente voltado para cada realidade. O planejar um currículonão é uma tarefa fácil, pois requer tempo e prioridade do mesmo. Assim precisamos nos reunir para estudos contínuos, toda equipe escolar tem que abraçar a causa, na formação de um currículo. Em nossa Unidade Escolar precisamos em caráter de urgência pensar numa melhor proposta de estudo, minha maior dificuldade de se planejar uma nova proposta curricular é o interesse dos profissionais aliinseridos.

O currículo origina os objetivos da educação escolar e traz um conjunto de ações adequadas as suas propostas, abrangendo um leque de possibilidades de temas para trabalhar no processo ensino aprendizagem. O currículo vem a ser a forma de organização do conhecimento escolar.

A escolha do currículo não é um elemento neutro, mas está vinculado às relações de poder, transmitevisões intencionais, influenciando a construção de identidades individuais e sociais específicas. O currículo não é atemporal, ele tem uma história vinculada a formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação.
Um currículo é bastante preciso na formação de indivíduos com uma mentalidade voltada para a construção de uma sociedade mais igualitária e menospautada no preconceito perpassa pelos espaços educativos. Ali, elas podem enxergar possibilidades de superação de dilemas sociais e uma nova forma de gerenciar os recursos da humanidade, menos predatória e mais solidária, para tanto o currículo é um plano que determina os objetivos da educação escolar e propõe uma seqüência de ações adequadas as suas propostas. Apresenta o que é possível ensinar, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solidão x conexão (crítica)
  • Resenha Crítica Saber pesquisar
  • analise critica
  • Análise crítica
  • Análise crítica
  • Analise critica
  • Analise critica
  • Análise Critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!