Condutoimetria

858 palavras 4 páginas
Objetivo:
Efetuar uma titulação condutométrica de uma mistura de ácidos. Determinar a concentração de dois ácidos através de uma titulação condutométrica de neutralização.

Introdução:
A titulação condutimétrica baseia-se em acompanhar as variações da condutância da solução em estudo durante uma titulação. O ponto final é determinado a partir da representação gráfica da condutância ou da condutância específica, devidamente corrigidas, em função do volume de titulante adicionado. As curvas obtidas assumem formatos diferentes dependendo do sistema químico estudado, entretanto são caracterizadas por apresentarem segmentos retilíneos com inclinações diferentes nos dois lados do(s) ponto(s) de equivalência. O ponto final é obtido pela interseção dos segmentos de reta extrapolados.
A principal vantagem das titulações condutimétricas é a sua aplicabilidade a soluções muito diluídas e a sistemas nos quais as reações são relativamente incompletas. Porém, o emprego dessas titulações aos sistemas redox é muito limitado, uma vez que estas reações ocorrem em presença de elevadas concentrações de íons hidrogênio, resultando numa pequena variação da condutância associada a uma elevada condutância de fundo. Como limitação do método, destaca-se a susceptibilidade à interferências, o que se traduz em resultados pouco satisfatórios e menos exatos à medida em que aumenta a concentração de eletrólitos na solução em estudo.

Materiais Utilizados:
Hidróxido de sódio (0,111 mol/L), água deseionizada, ácido clorídrico e ácido acético (0,01 mol/L), béquer e bureta.

Procedimento experimental:
Primeiramente transferiu-se 50 mL de uma mistura de ácido clorídrico e ácido acético 0,01 mol/L para um béquer de 250 mL. A solução foi diluída com 50 mL de água deionizada.
Após, realizou se a medição da condutância da solução, para isso foi colocado em uma bureta a solução padrão de hidróxido de sódio (0,111 mol/L). Foi realizada a titulação em incrementos de 0,5 mL, sempre

Relacionados