CONDUTIVIDADE EL TRICA DA SOLU O NUTRI hellip

2099 palavras 9 páginas
Condutividade elétrica da solução nutritiva

595

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA SOLUÇÃO NUTRITIVA
E PRODUÇÃO DE ALFACE EM HIDROPONIA
Paulo César Costa2; Evanessa B. Didone1; Thaís M. Sesso1; Kathia Alexandra Lara Cañizares2;
Rumy Goto3*
1

Estagiárias do Depto. de Produção Vegetal-Horticultura, FCA/UNESP.
Pós-graduandos do Depto. de Produção Vegetal-Horticultura, FCA/UNESP.
Depto. de Produção Vegetal, FCA/UNESP, C.P. 237 - CEP: 18603-970 - Botucatu, SP.
*Autor correspondente <rumy@fca.unesp.br>

2
3

RESUMO: A variação da condutividade elétrica da solução nutritiva altera a absorção de água e nutrientes pelas plantas, interferindo no metabolismo e, consequentemente, na produção das mesmas. Este trabalho, conduzido no período de agosto a outubro de 1999, avaliou o efeito da condutividade elétrica (CE) sobre a produção e desenvolvimento de alface americana de cabeça crespa, cultivar Ryder em hidroponia. As tendências de variação da condutividade elétrica do meio nutritivo, durante o desenvolvimento da alface, foram também avaliadas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com seis repetições e três tratamentos, constituídos pelas condutividade elétricas: CE1= 1,46, CE2= 2,46 e CE3= 4,21 (± 0,24) mS cm-1.
O diâmetro e altura da cabeça e peso seco da raiz não foram influenciados pelas condutividades elétricas da solução nutritiva. Os maiores pesos do material fresco e seco foram conseguidos com CE 2,46 (± 0,24) mS cm-1. Todos os tratamentos apresentaram a tendência de diminuição da condutividade elétrica, durante o cultivo da alface verificando-se que a condutividade elétrica teve influência sobre as características de produção da alface americana.
Palavras-chave: Lactuca sativa, solução nutritiva, produção, cultivo sem solo

ELECTRICAL CONDUCTIVITY OF NUTRIENT SOLUTION AND
HIDROPONIC CRISP HEAD LETTUCE YIELD
ABSTRACT: The levels of electrical conductivity (EC) can alter water and nutrient uptake by plants, influencing their metabolism and yield. This

Relacionados