Condutividade de Eletrólitos

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Disciplina: Físico-Química Experimental
Docente: Fernanda Marur Mazzé







Aula Prática:
Condutividade de Eletrólitos




Andressa Clara de Sousa
Paulo Reniere Silva de Souza
Priscila Kalyanny Aparecida Cavalcante Albano
Rutinete Nicacio Freire




Natal – RN2013.1

Introdução
Nesse relatório vamos compreender algumas definições usuais sobre condutimetria: a condutividade em eletricidade (condutividade elétrica) é o inverso da resistividade. Pode ser definida como a condutância de um condutor cuja seção é reta e uniforme, sendo igual a uma unidade de área, onde o comprimento é igual a uma unidade de comprimento; Eletrólito é toda substância que quandodissociada ou ionizada origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade; Eletrólito forte é aquele que se encontra completamente ionizado ou dissociado em solução. Eletrólito fraco é aquele que se encontra parcialmente ionizado ou dissociado em solução (os íons ficam em equilibrio com moléculasnão dissociadas).
A condutividade elétrica é uma propriedade característica de muitos materiais. Devido à natureza desses materiais os condutores elétricos podem se classificar em duas classes:
A primeira classe se caracteriza por diferentes metais, ligas e óxidos metálicos. Nesses materiais a condução elétrica é feita à custa de elétrons que se movem livremente nas superfícies metálicas, sem queocorram alterações de suas propriedades físicas.
A segunda classe é representada pelas soluções eletrolíticas, nas quais o movimento iônico para os pólos respectivos de uma pilha assegura a condução da corrente elétrica, ocorrendo transferência de massa. Os íons movem-se mais lentamente, resultando numa menor condutividade do que nos condutores de primeira classe.
Diferentemente dos condutoresmetálicos, a resistência elétrica das soluções eletrolíticas diminui com o aumento da temperatura. Esse efeito torna a solução menos viscosa e diminui a solvatação, permitindo que os íons se movimentem com maior velocidade. A condutância específica de soluções diluídas de eletrólitos tipicamente fortes é função da concentração e depende da temperatura. Em soluções eletrolíticas concentradas, acondutância diminui devido ao aumento das atrações interiônicas. No caso das soluções de eletrólitos fracos, o aumento ou a diminuição da condutividade é explicado pelo valor do grau de ionização, que depende da constante de equilíbrio e concentração das mesmas.
O grau de ionização α e a constante de equilíbrio Ka de um ácido fraco podem ser determinados através de medidas de condutância. O grau deionização, pela relação entre condutância equivalente finita dos íons formados e condutância equivalente à diluição infinita, conforme estabelecido por Kohlrausch:



A constante de equilíbrio é determinada pela expressão de Ostwald:



Devemos nesta prática efetuar uma determinação direta de condutividade, simplesmente colocando o béquercontendo a célula imersa na solução em análise em outro recipiente maior contendo água. Selecionar a escala em µS ou mS, de acordo com a condutância L prevista da solução e ajustar a constante da célula usando solução-padrão de condutividade. É de grande importância que antes das medidas de água potável, destilada, deionizada solução padrão de cloreto de potássio ou outras, lave-se a célula com umapequena porção da solução em análise. A condutância específica, conforme o condutivímetro, será indicada diretamente no mostrador do aparelho.





Objetivos
Preparar soluções-padrão de cloreto de potássio e ácido acético 1,0 M.
Através das soluções-padrão de cloreto de potássio e ácido acético 1,0 M, preparar várias soluções nas seguintes concentrações: 0,50; 0,40; 0,20; 0,10; 0,04; 0,02...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrólitos e Condutividade
  • Condutividade de eletrólitos
  • Condutividade De Eletrolitos Final
  • Miscibilidade, Solubilidade e Condutividade (Eletrólitos e Não-Eletrólitos
  • Eletrolitos
  • eletrolitos
  • eletrolitos
  • ELETRÓLITOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!