Condução da ética na pesquisa

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Condução da ética na pesquisa
A ética procura definir se determinada ação ou atitude é correta ou errada, boa ou má.De todos os aspectos do negócio, o marketing é o que está mais próximo das vistas do público. Como atividade empresarial, o marketing é a área mais vulnerável a práticas antiéticas.
A preparação e a apresentação dos resultados envolve muitos aspectos relacionados coma integridadeda pesquisa e com a postura ética: a definição do tipo de investigação para adaptar-se aos objetivos não declarados; o mau uso deliberado de estatísticas; a falsificação de dados; a alteração de resultados; a interpretação errônea de resultados com o objetivo de apoiar um ponto de vista pessoal; a retenção de informações.
Problemas de ordem ética surgem nas pesquisas quanto o pesquisador insisteem utilizar uma técnica errada, pois, nem todos os processos de pesquisa e analise revelam algo novo ou significativo.
Quando se tratam de pesquisas de marketing, os clientes que contratam empresas que fazem as pesquisas de opinião também têm a responsabilidade de divulgar de modo completo e preciso os resultados da pesquisa, e utilizá-las de maneira ética. Por exemplo, o público pode serprejudicado por um cliente que distorça os resultados para promover ma campanha de propaganda tendenciosa que alardeie qualidades que um produto na verdade não possui.
Segundo Malhotra, mesmo que a necessidade da ética seja óbvia, o assunto, é em si mesmo algo complexo. Embora essa complexidade se deva a uma diversidade de fatores, identificaram-se cinco características principais que descrevem asdecisões éticas. A primeira indica que a maioria das decisões éticas tem efeitos prolongados ou de longo prazo. A segunda característica argumenta que as decisões éticas raramente são dicotômicas; ao contrário, há várias alternativas aceitáveis, em diferentes graus. A terceira refere-se sobre essas alternativas, uma vez que elas têm resultados tanto positivos como negativos, dependendo do ponto devista do avaliador. A quarta característica que descreve sobre as decisões éticas, indica, exatamente, sobre quais serão os resultados positivos ou negativos, é sempre urna questão incerta e imprevisível. Finalmente, a maioria das decisões éticas tem implicações pessoais.
Ética do cliente
Cliente é definido como qualquer indivíduo, organização, departamento ou divisão(incluindo aquele que pertenceà mesma organização que a do pesquisador) que solicita,encomenda ou contribui para toda ou qualquer parte do projeto de pesquisa de mercado.
Ética do entrevistado
Entrevistado é definido como qualquer indivíduo ou organização de quem qualquer informação é buscada pelo pesquisador para os propósitos de um projeto de pesquisa de mercado.
Os direitos dos entrevistados
O anonimato dosentrevistados deve ser estritamente preservado. Se o entrevistado mediante solicitação do pesquisador deu permissão para dados serem passados de uma forma que permita aquele entrevistado ser pessoalmente identificado:(a) o entrevistado deve primeiro ter sido informado a quem a informação seria fornecida e os propósitos para os quais ela será usada, e também (b) o pesquisador deve assegurar que a informaçãonão será usada para nenhum propósito que não seja pesquisa e que o destinatário da informação concordou em respeitar as exigências deste código.
2. O pesquisador deve tomar todas as precauções consideradas razoáveis para assegurar que os entrevistados não sejam sob nenhuma circunstância diretamente prejudicados ou afetados de modo desfavorável como resultado de sua participação em um projeto depesquisa de mercado.
3 A cooperação dos entrevistados em um projeto de pesquisa de mercado é completamente voluntária em todas as fases. Eles não devem ser enganados quando pedida sua cooperação.
4 O pesquisador deve tomar cuidado especial quando entrevistar crianças e pessoas jovens. O consentimento pai ou do adulto responsável deve ser primeiramente obtido para entrevistas com crianças.
5....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica na pesquisa
  • O que é ética em pesquisa
  • Etica na pesquisa
  • Ética na Pesquisa
  • Etica em pesquisa
  • Ética na pesquisa
  • Ètica em pesquisa
  • O que ética em pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!