Condromalácia patelar

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
A Condromalácia patelar (também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral, ou "joelho de corredor") consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posteriorda patela e dos côndilos femorais correspondentes, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, jogadores detênis e corredores.
A condromalácia patelar refere-se ao joelho que foi estruturalmente danificado, enquanto que o termo mais genérico síndrome da dor patelo-femural se refere aos estágios iniciais dessacondição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos. Porém, eventualmente, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito maisdifícil de ser tratado.
Segundo a classificação descrita por Outerbridge (1961), existem 4 níveis de condromalácia patelar, de acordo com o estágio de deterioração da cartilagem.[1]
GRAUS ECARACTERÍSTICAS
I - amolecimento da cartilagem e edemas
II - fragmentação de cartilagem ou fissuras com diâmetro < 1,3cm diâmetro
III - fragmentação ou fissuras com diâmetro > 1,3cm
IV - erosão ou perdacompleta da cartilagem articular, com exposição do osso subcondral ( fonte CDA - Centro de Diagnósticos Avançados
[editar]Sintomas

Os principais sintomas são: dor profunda no joelho ao subir edescer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas. Dores atrás ou ao redor da patela, ocorrem principalmente quando o joelho é flexionado - como aosubir escadas ou agachar-se, por exemplo. Uma ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácia patelar, além decrepitação e estalos, muitas vezes audíveis. É possível também a presença de derrame intra-articular (edema).
[editar]Causas

A causa exata ainda permanece desconhecida, porém segundo a literatura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condromalacia patelar
  • CONDROMALACIA PATELAR
  • condromalacia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia Patelar
  • Condromalácia Patelar
  • condromalacia patelar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!