Condromalácia patelar

Páginas: 10 (2253 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2013
CONDROMALÁCIA PATELAR
O joelho humano é formado por uma articulação composta de três ossos. O fêmur, que é o osso da coxa; a tíbia, que é o osso da canela e a patela (antigamente chamada de rótula), que é um pequeno osso situado na parte anterior (da frente) do joelho.

A condromalácia patelar é uma patologia inflamatória que resulta no amolecimento da cartilagem articular (estrutura querecobre as extremidades ósseas). Essa doença também é conhecida como "joelho de corredor" ou de síndrome de dor patelo-femoral. Sua ocorrência é mais freqüente no sexo feminino e nos atletas que realizam grandes esforços com as pernas. É uma patologia degenerativa que danifica a estrutura do joelho, gerando desconforto e dor, principalmente na região localizada atrás e ao redor da patela. Se nãotratada corretamente e em tempo hábil, essa doença pode evoluir para um quadro de incapacidade articular, inclusive, com perda de movimento.

Devido às mudanças internas que são causadas pela inflamação da articulação, a condromalácia patelar é dividida em três níveis; (1, 2, e 3). Essa condição clínica varia de acordo com a deterioração da cartilagem articular, podendo danificar o joelho de formaleve, moderada ou grave.

Sinais e sintomas como estalos, crepitações, inchaços e dores no joelho são comuns nessa doença. E nos quadros mais avançados pode haver dificuldade de flexionar o joelho, de se agachar, de subir e descer escadas e de ficar com o joelho apoiado no chão.

Essa doença articular pode ser causada por muitos motivos: como traumatismo no joelho, contusão patelar, excesso defricção entre a patela e o "trilho" do fêmur, e por anomalias biomecânicas articulares que resultem em alterações na posição da patela. É possível realizar o diagnóstico da condromalácia patelar por meio da história relatada pelo paciente, de teses específicos para o joelho e de exames como raios-x e ressonância magnética.

Normalmente, é recomendado repouso relativo durante o tratamento,principalmente para evitar as atividades que possam causar a lesão. Podem ser recomendados, também, medicamentos, Fisioterapia, órteses patelares e até mesmo intervenções cirúrgicas nos quadros clínicos de maior gravidade.

Para evitar o surgimento dessa patologia, alguns cuidados podem ser de grande valia, como evitar traumatismos e impactos no joelho, reforçar as musculaturas fracas da perna comexercícios terapêuticos adequados, manter um bom alongamento muscular dos membros inferiores, evitar subir e descer escadas em demasia e utilizar calçados confortáveis durante os exercícios físicos e nas atividades cotidianas.

Laís Bittencourt de Moraes

Condromalácia patelar e Exercícios Físicos, como fazer?
Condromalácia é uma patologia crônicadegenerativa que acomete a patela (antiga rótula),osso localizado na parte anterior do joelho. A estrutura lesionada é a cartilagem que fica na parte posterior desse osso e é responsável pela congruência entre a patela e o fêmur.
[pic]
A lesão desta cartilagem pode ocorrer por diversos motivos:
• Peso corporal;
• Força do quadríceps (músculos anteriores da coxa);
• Ângulo de flexão;
• Ângulo de rotação.
Isso significa que umacidente pode causar a lesão, mas exercícios intensos também. Com a lesão o tecido “morre” e assim há o desgaste da cartilagem que antes servia como uma almofada entre a patela e o fêmur, levando ao atrito entre os ossos.
Pode haver também uma predisposição para o problema por ter a patela desalinhada. Existe uma espécie de trilho (formado pelos côndilos do fêmur) por onde esse osso deve correrno movimento de flexão/extensão do joelho e neste caso a patela se desloca para os lados, geralmente para o lado de fora (lateralização da patela) o que aumenta o atrito entre os ossos. Essa lateralização pode ocorrer por diferença de forças entre os músculos (vasto lateral x vasto medial) ou como na maioria das vezes pelo aumento do ângulo Q (nome dado ao ângulo entre o fêmur e o quadril...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia patelar
  • CONDROMALACIA PATELAR
  • condromalacia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia Patelar
  • Condromalácia Patelar
  • condromalacia patelar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!