Condições sociais e políticas da inglaterra

Páginas: 13 (3125 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
As condições sociais, morais e religiosas da Inglaterra no começo do século XVIII


1. As condições sociais.
O avivamento religioso da Inglaterra no século dezoito foi acontecimento nacional. Wesley mudou o espírito da sua época. É impossível calcular a magnitude das mudanças que se deram na Inglaterra no século dezoito, sem mencionar ligeiramente as condições sociais que reinavam naquelaépoca.
Essas condições eram tais que a população se conservou estacionaria durante três séculos, desde o século quatorze até ao século dezessete. A população da Inglaterra no reinado da rainha Elizabeth não excedia de três milhões de pessoas. Mas no século dezessete, devido ao desenvolvimento da lavoura e, no século dezoito, devido ao desenvolvimento da lavoura e da indústria, a população chegou amais de sete milhões.
Quando João Wesley organizou a sua primeira classe na cidade de Londres, não havia ali mais de seiscentos mil habitantes. Assim se pode dizer a respeito de muitas outras cidades da Inglaterra naquele tempo.
Não havia facilidade de contato entre os habitantes das várias cidades, vilas e arraiais. As estradas eram ruins. Até o ano de 1753 não havia diligência que corresseentre Londres e Liverpool. Só em 1774 é que se criou tal meio de transporte. O escritor Rogers diz acerca dessa época: "Não há, creio eu, no ocidente qualquer lugar onde tem havido tão pouca mudança na vida econômica e nos hábitos do povo que se encontra nas zonas rurais da Inglaterra desde o reinado pacifico de Henrique III". (Simon, p. 51). Assim por um período de cinco séculos pouca mudança se deuna vida rural do povo inglês. Não é, pois, de admirar que Wesley nas suas viagens entre o povo, notasse com admiração a curiosidade com que os habitantes das vilas o recebiam, como se fosse homem do outro mundo. Não era fácil para Wesley e seus ajudantes visitar o povo. As viagens eram penosas, especialmente no tempo frio. Wesley menciona no seu diário os perigos que correu em percorrer o país acavalo.
A classe dos operários, tanto na lavoura como na indústria, ganhava muito pouco. Um homem do campo ganhava de quinze a trinta cruzeiros por semana e os operários na indústria recebiam, por semana, entre quarenta a cento e trinta cruzeiros. A tendência nessa época era que o povo do campo procurasse serviço nas vilas e cidades.
Os negociantes lutavam com mil dificuldades. As estradas eramruins e custava muito transportar as mercadorias de um lugar para outro. As carroças e os burros de carga mal podiam passar pelas estradas cheias de buracos e atoleiros. Havia, nas lojas, pequena variedade de mercadorias que não eram bem conservadas nem bem guardadas. O povo em geral não tinha com que comprar, mesmo que os negociantes tivessem grande variedade de mercadorias para vender. E, alémdisso, os impostos eram pesados; os negociantes assim não tinham muito lucro.
Havia a classe dos abastados e ricos que não se importavam com os operários e negociantes. Não se importavam com os pobres e ignorantes, não porque se julgassem melhores, mas porque eram indiferentes ao bem estar dos seus semelhantes. Portanto, havia gente perecendo diante dos seus olhos e eles não se importavam com isso.Não sentiam qualquer responsabilidade em promover a alegria dos seus semelhantes menos favorecidos. Estavam no caso do rico da parábola do Rico e do Lázaro.
Vejamos agora os pobres. O número de pobres na Inglaterra naquela época era enorme. Os mendicantes se encontravam em Londres, nas vilas e nas zonas rurais. O pequeno salário dos operários é uma explicação disso, mas havia outras razõestambém: falta de serviço, crises e indolência.
Em face de tanta pobreza, havia um espírito benévolo entre os abastados e da parte do governo. O governo não deixava de atender às necessidades dos pobres, porém havia muita fraude na administração da caridade. E, fato notável, quanto maior verba se destinava ao socorro da pobreza, tanto mais pobres se apresentavam.
O código civil e penal era severo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inglaterra: origens, welfare state e politica social
  • A Centralização política na Inglaterra
  • Estruturas politica da França e Inglaterra
  • Ebulicao social na inglaterra
  • Descrição do diagnóstico das condições sociais do município de Uruguaiana, bem como o levantamento das políticas...
  • As políticas públicas e políticas sociais
  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!