Condições para veiculação de uma campanha publicitaria

Páginas: 16 (3872 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Condições de Produção, Circulação e Consumo de Mensagens Publicitárias
O consumo da publicidade é uma questão bem relativa se considerarmos seus objetivos e seus efeitos sobre a vida das pessoas. Mas antes de entender todo esse processo, é importante destacar a base deste trabalho bem como seu significado e objetivo.
O que é publicidade? Qual sua importância e o seu objetivo? Em que condiçõesela deve chegar ao publico? Como produzir uma campanha publicitária? São questões técnicas e básicas que todo bom publicitário precisa saber para desenvolver uma boa campanha.
Segundo SANT’ANA, a Publicidade deriva de publico (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia. Já a Propagandaderiva do latim propagare que significa reproduzir por meio de mergulhio, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. Seria a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos. O termo foi usado pela primeira vez nesse sentido pela Igreja Católica com a intenção de propagar a fé católica.
Apublicidade surgiu no século XIX, ainda no inicio da revolução industrial. Hoje tal efeito se resume dessa evolução como um fenômeno econômico social. As concepções sobre os termos Publicidade e Propaganda também sofrem distinções quando aos seus significados. Quando surgiu, seu papel era basicamente promover a comunicação informativa entre vendedor e comprador. Ela refletia o conceito de seriedade ehonestidade de que desfrutava o vendedor e assumia um caráter de garantia de qualidade da mercadoria e conveniência de sua aquisição. Devido a sua produção em serie em decorrência da Revolução Industrial, o consumo que agora se tornou um fenômeno universal, fez com que as relações de mercado se transformassem, ou seja, a produção que era destinada a uma pessoa, em especial, estendeu-se a toda acoletividade e sendo as ofertas veiculadas simultaneamente para milhões de pessoas, passou a ter a função, hoje inserida explicitam ou taticamente em grande parte dos conceitos de publicidade e descrita por Marcelo Kokke (2001, p.90) da seguinte maneira: “A finalidade da publicidade é exercer uma influencia sobre os consumidores, direcionando sua opção de consumo para determinado produto oudeterminada marca”.
Segundo o publicitário Caio A. Domingues, a publicidade na concepção mercadológica, é uma arte com laivos técnicas, um braço estendido da argumentação de vendas; sujeita a mais limitações do que imaginam os leigos e aqueles que a conhecem superficialmente; é noticia de caráter comercial que pode ter uma variedade de objetivos, entre os quais o mais comum é estimular o consumidor aadquiri-lo... não representa perigo à sociedade porque não a conduz, ao contrario, é conduzida pela sociedade.
1- Condições de produção de uma mensagem publicitária
Existem várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias, porque os publicitários usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não sãonecessariamente válidos. A elaboração de uma boa campanha depende de vários pontos importantes que vão desde a linguagem técnica para produção de todo o briefing ate o momento em que a mensagem é recebida pelo publico alvo. Veja o esquema abaixo:


Briefing - É um documento que contém todas as informações e orientações de que a agência necessita para trabalhar eficazmente na concepção da campanha.Nele estão contidas todas as informações necessarias para o desenvolvomento da produção bem como contexto do produto (descrição, histórico da marca, analise do mercado, comparativo das campanhas anteriores, aspectos positivos e negativos da marca ou produto); estrategias de marketing do anunciante ( objetivos do anunciante,volume de venda e cota de mercado, opçoes estrategicas sobre posicionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Veiculação de Campanha Publicitaria
  • Campanha Publicitária
  • Campanha publicitaria
  • Campanhas publicitarias
  • Campanha Publicitária
  • Campanha publicitaria
  • Campanha publicitaria
  • Campanha publicitária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!