Condições históricas para o surgimento da filosofia

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
O MITO

O pensamento mítico teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.C.. Nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança. A verdade do mito não obedece a lógica nem da verdade empírica, nem da verdade científica. É verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É portanto uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homemsituar-se no mundo.

A filosofia retomando as questões postas pelo mito é uma explicação racional da origem e da ordem do mundo. A filosofia nasce como racionalização e laicização (influências religiosas) da narrativa mítica, superando-a e deixando-a como passado poético e imaginário. A origem e a ordem do mundo são, doravante, naturais. Aquilo que, no mito, eram seres divinos (Urano,Gaia, Ponto) tornam-se realidades concretas e naturais: céu, terra, mar. Aquilo que no mito, aparecia como geração divina do tempo primordial surge, na filosofia, como geração natural dos elementos naturais. No início da filosofia, tais elementos ainda são forças divinas. Não são antropomórficas, mas são divinas, isto é, superiores à natureza gerada por eles e superiores aos homens que os conhecempela razão; divinas porque eternas ou imortais, porque dotadas do poder absoluto de criação e porque reguladoras de toda a Natureza.

Visto que os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se que são cosmogonias e teogonias.

1.1 Cosmogonia

A palavra gonias é original do grego: do verbo gennao (“engendrar”, “gerar”, “fazer nascer e crescer”) e do substantivo genos(“nascimento”, “gênese”, “descendência”, “gênero”, “espécie”). Gonia, portanto, que dizer “geração”, “nascimento a partir da concepção sexual e do parto”. Cosmos, quer dizer “mundo ordenado e organizado”.
Assim, a cosmogonia é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.

1.2 Teogonia

Teogonia é uma palavra composta de goniae theos, que, emgrego, significa “as coisas divinas”, “os seres divinos”, “os deuses”.
A teogonia é, portanto, a narrativa da origem dos próprios deuses a partir de seus pais e antepassados.


1. CONDIÇÕES HISTÓRICAS PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

2.1 As Viagens Marítimas

Permitiram aos povos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade,habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitadas por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre a origem, explicação que o mito já não podia oferecer.


2.2 A Invenção do Calendário

É uma forma decalcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível.

2.3 A Invenção da Moeda

Permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança,mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstração e de generalização.

2.4 O Surgimento da Vida Urbana

Com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietária de terras, porquem e para quem os mitos foram criados; além disso, o surgimento de uma classe de comerciantes ricos, que precisava encontrar pontos de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio da aristocracia de terras e de sangue (as linhagens constituídas pelas famílias), fez com que se procurasse o prestígio pelo patrocínio e estímulo às artes, às técnicas e aos conhecimentos, favorecendo um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as condições histórica para o surgimento da filosofia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia
  • condições históricas para o surgimento da filosofia
  • condições históricas para o surgimento da psicanálise
  • Condições que proporcionaram o surgimento da filosofia
  • Condições históricas da filosofia na grécia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!