Condições de vida, trabalho e saúde, em conseqüencia da modernização e do espaço agrário.

Páginas: 9 (2152 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
CONDIÇÕES DE VIDA, TRABALHO E SAÚDE, EM CONSEQÜENCIA DA MODERNIZAÇÃO E DO ESPAÇO AGRÁRIO.
Alberty Nilton Costa
RESUMO
Assume-se, aqui, que as condições de vida do trabalhador rural, aí incluindo a sua saúde, são fortemente influenciadas pela forma de organização da produção agrícola em conseqüência do espaço agrário.
A modernização tecnológica da agricultura brasileira tem contribuído tantopara agravar as condições de vida da classe trabalhadora quanto para multiplicar as situações de risco à saúde.
Com base na visão apresentada acima, procura-se neste trabalho discutir as inter-relações entre as recentes transformações do espaço agrário brasileiro e a saúde do trabalhador rural.
Palavras-chave: espaço agrário, saúde, modernização, trabalhador.
ABSTRACT
Assumes, here, that theconditions of life of the agricultural worker, there including its health, that strong are influenced by the form of organization of the agricultural production, in consequence, of the agrarian space.
The technological modernization of Brazilian agriculture, has contributed in such a way to aggravate the conditions of life of the diligent classroom, as to multiply the situations of risk to thehealth.
On the basis of the vision sumariamente presented above, is looked in this work to argue the Inter-relation between the recent transformations of the Brazilian agrarian space and the health of the agricultural worker.
Keywords: agrarian space, health, modernization, worker.
1. As transformações recentes do espaço agrário brasileiro
 

Na segunda metade deste século, observam-se profundasmodificações do espaço agrário nacional, resultantes da dominação real do capital sobre a agricultura. Tal dominação desencadeou o processo de "industrialização ou modernização da agricultura".
 
No Brasil, o processo de modernização tem início na década de 50 com a implantação de um padrão tecnológico baseado na importação de meios de produção industriais. Esse primeiro momentocaracterizou-se, grosso modo, "pela elevação dos índices de tratorização e consumo de NPK, estimulado pelo governo e empresas norte-americanas". Porém, a partir da segunda metade da década de 60 foi que o processo de modernização tomou maior impulso. As medidas de política econômica adotadas após a instalação do governo militar favoreceram a subordinação da atividade agrícola às exigências da reprodução eacumulação do capital. Destacam-se aquelas voltadas para a consolidação do complexo agro-industrial e a criação de um sistema nacional de crédito rural. Por outro lado, a intensificação do processo de urbanização, ampliou significativamente a demanda pelos produtos agrícolas, pressionou a modernização da agropecuária.
 
A consolidação do Complexo Agro-industrial é tida como detonadora do processo demodernização conservadora da agricultura brasileira. Dela decorre uma articulação crescente da agricultura com a indústria, tendo como conseqüência profundas modificações na base técnica da produção agrícola.
 
O Sistema Nacional de Crédito Rural, criado em 1965, transformou-se também num dos mais importantes elementos desse processo. Ele impulsionou sobretudo a mecanização, chegando mesmo asubsidiar mais da metade do valor da maquinaria agrícola.
 
Vale a pena ressaltar que a modernização da agricultura brasileira não se manifestou com a mesma ordem e intensidade em todo o território brasileiro. Ao contrário, trata-se de um processo diferenciado e excludente que, ao invés de homogeneizar o espaço econômico, aprofundou as desigualdades existentes. Desse modo, a dinâmica agráriamodernizadora na medida em que contribuiu para acentuar os desníveis tecnológicos existentes entre os grandes e pequenos estabelecimentos, agiu no sentido de deteriorar ainda mais a distribuição de renda no setor agropecuário.
 
Deve-se também levar em conta que se de um lado a modernização levada a efeito foi responsável por uma grande expansão da produção de determinadas culturas industriais e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernização do espaço agrário brasileiro
  • A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais...
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES
  • Condições de vida, trabalho, saúde e doença dos trabalhadores rurais no brasil
  • Saúde: causa e consequencia da qualidade de vida
  • AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E INTERFERÊNCIA NA SAÚDE DO PROFESSOR
  • Histórico de profissões, condições de trabalho e saúde dos profissionais da saúde
  • Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!