Condições de um mercado em concorrência perfeita

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Condições de um mercado em concorrência perfeita
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
Características
* Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.
* Transparência domercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
* Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não podeinfluir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
-------------------------------------------------
Concorrência pura ou perfeita
É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por serinsignificante, não afeta o nível da oferta(quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz-se que é um mercado atomizado, pois é composto de um número expressivo de agentes, como se fossem átomos.
Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta eprocura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem, então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características:
1. grande número de produtores e demandantes do produto
2. produtos homogéneos: nãoexiste diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes.
3. não existem barreiras à entrada no mercado.
4. transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
5. a não intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Ospreços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Assim, o equilibrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros anormais ou lucros extraordinários (isto é, a fração do lucro que está acima do lucro médio do mercado), mas apenas os chamados lucros normais, querepresentam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra actividade, segundo a rentabilidade média de mercado).
Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso),o que inclui os lucros normais.

        Concorrência Perfeita

     Concorrência perfeita corresponde à situação de um mercado em que há grande número de ofertantes/vendedores de um determinado bem ou serviço e um grande número de compradores/consumidores, onde se utilizam diferentes instrumentos de negociação, tais como: preços, qualidade dos produtos, serviços pós-venda, etc.
     Ex.Mercado do Café, açúcar, petróleo, etc.

Monopsônio
Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.
Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de Concorrência perfeita
  • Microeconomia
  • Produção e o mercado. o mercado sob concorrência perfeita e monopolista.
  • ESTRUTURA DE MERCADO: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística (ou Imperfeita) e...
  • 3º etapa. o mercado sob concorrência perfeita e monopolista.
  • A teoria da concorrencia perfeita em mercado a longo prazo
  • Concorrencia perfeita
  • Concorrencia perfeita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!