Condições das Transformações do historicas

Páginas: 7 (1547 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL– IFMS
CAMPUS COXIM
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
PROFESSOR ME: ALEXANDRE DOS SANTOS LOPES




















RESENHA: CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS























Coxim – MS
2013
CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS (*)
Karl Marx e Friedrich Engels
O livro começa falando sobre ascondições para compreender as transformações históricas, que segundo os autores as condições não são bases arbitrárias ou dogmas; são bases reais, que só podemos abstrair em imaginação. Essas bases são portanto verificáveis através de um meio puramente empírico.
A primeira condição de toda história humana é, naturalmente, a existência de seres humanos vivos. O primeiro estado real que seconstata, é, portanto, o patrimônio corporal destes indivíduos e as relações que esse patrimônio desenvolve com a natureza. Toda a história deve partir de bases naturais e de sua modificação, através da ação dos homens, no curso da história.
A maneira pelo qual existe a distinção dos homens e os animais é pela consciência, religião e por tudo o mais que se queira, assim eles mesmo começa a perceber quesão diferentes quando começam a produzir os seus meios de existência e assim então produzindo indiretamente a sua própria vida material.
A partir da natureza dos meios de existência já dados e que precisam ser reproduzidos é que se pode perceber o modo de produção desenvolvido pelos homens, gerando daí um modo de vida determinado pela maneira com a qual se produz. Esta produção só aparece com ocrescimento da população, que por si só pressupões relações dos indivíduos entre si.
As relações entre as diferentes nações vão depender do estágio do desenvolvimento em que cada uma delas se encontra no que se refere às forças produtivas, à divisão do trabalho e as relações internas. A divisão do trabalho no interior de uma nação acarreta, primeiramente, a separação do trabalho industrial ecomercial, por um lado, e do trabalho agrícola, por outra. Desta forma, provoca separação entre cidade e campo e a oposição de seus interesses. O seu desenvolvimento ulterior acentua a separação entre trabalho comercial do trabalho industrial, ao mesmo tempo, devido à divisão do trabalho no interior dos diferentes setores, desenvolvem-se, por sua vez, diferentes subdivisões, dentre os indivíduos quecooperam em determinados trabalhos e esta divisão é condicionada pela modalidade de exploração do trabalho.
Há diversos estágios de desenvolvimento da divisão do trabalho que representam em igual número as diferentes formas de propriedade. Ao mesmo tempo em que surgem novas relações dos indivíduos entre si, surgem novos instrumentos e produtos do trabalho.
A primeira forma da propriedade é apropriedade da tribo. Ela Corresponde ao estágio rudimentar da produção, quando o povo se alimenta da caça e da pesca, da criação de gado ou da agricultura. Neste estágio, a divisão do trabalho é muito pouco desenvolvida, existe uma grande parte de terras incultas e limita-se a uma extensão natural do trabalho que é oferecida pela família. A estrutura social é composta por uma extensão da família:chefes da tribo patriarcal, tendo abaixo de si os membros da tribo e, finalmente, os escravos.
A segunda forma da propriedade é a propriedade antiga, propriedade comunal e propriedade do Estado, resultante basicamente de reunião de várias tribos numa só cidade, por contrato ou por conquista, onde subsiste a escravatura. Ao lado desse tipo de propriedade, a propriedade privada, de bens e móveis eposteriormente imóveis, já se desenvolve, mas subordinada à propriedade comunal. Neste estágio, a divisão do trabalho já se encontra mais adiantada, pode-se encontrar oposição entre a cidade e o campo, e mais tarde, a oposição entre os Estados representantes do interesse do campo e aqueles representantes do interesse da cidade. Ainda mais, no interior das cidades, já se pode notar oposição entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transformações históricas
  • Transformações históricas
  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • Condições históricas para o surgimento da filosofia
  • Condições históricas da filosofia na grécia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia
  • A ideologia nazista e suas condições históricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!