Concreto armado

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
UNIP - Universidade Paulista
ECA – ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

- 1-

UNIP - Universidade Paulista

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO ECA

CRITÉRIOS BÁSICOS DE ESTRUTURAÇÃO

NOTAS DE AULA - 02

Fernando de Moraes Mihalik

UNIP - Universidade Paulista
ECA – ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

- 2NA_02/2004

ESTRUTURAS NOTAS DE AULA - PARTE 2 CRITÉRIOS BÁSICOS DE ESTRUTURAÇÃO
1.DADOS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTRUTURAL - Projeto de Arquitetura Definição das áreas, dimensões e níveis Definição dos usos (cargas acidentais) Definição dos materiais (cargas permanentes) Levantamento Topográfico Levantamento Planialtimétrico – dados da topografia e geometria do terreno, níveis (do terreno e dos vizinhos), interferências, particularidades. Prospeções do SubsoloSondagens – geralmente à percussão, para caracterização do subsolo: camadas, suas capacidades de resistência, nível do lençol freático. Definição do método construtivo a ser usado Determinação do tipo de fundação a ser utilizada. Assessoria de especialista em geotecnia e fundações.

-

2.

DOCUMENTOS QUE COMPÕEM O PROJETO ESTRUTURAL Memória de Cálculo (ou Memorial de Cálculo) Critérios deProjeto Adotados (materiais, normas utilizadas, e considerações de projeto adotadas) Seqüência de cálculos efetuados Desenhos Locação de Pilares e Planta de Cargas (fornecem subsídios para locação da obra e determinação das características da fundação) Desenhos de Formas (apresentam a forma da estrutura após sua execução, ou seja, a sua geometria - fornecem subsídios para a execução das formas na obra,e troca de informações com as áreas envolvidas no projeto – arquitetura e instalações) Desenhos de Armação (apresentam todos os detalhes das armaduras a serem utilizadas nos elementos estruturais - fornecem os dados para a execução e montagem das armaduras na obra)

-

Fernando de Moraes Mihalik

UNIP - Universidade Paulista
ECA – ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

- 3-

DesenhosEspecíficos

(às vezes necessários para complementar informações e esclarecimentos adicionais – por exemplo, desenhos de seqüência construtiva, desenhos de montagem de peças estruturais, detalhes locais ligados à drenagem, cuidados especiais, etc)

- Memorial Descritivo (ou Memorial Justificativo) Texto descrevendo de forma sucinta o funcionamento da estrutura e a justificativa da adoção da tipologiaestrutural naquele projeto e de sua metodologia executiva. Especificações Técnicas Texto descrevendo as características técnicas a serem observadas para a execução da estruturas – amparadas por especificações presentes nas normas técnicas brasileiras ou estrangeiras. Planilhas de Quantidades Quadro resumo das quantidades de materiais e serviços a serem consumidos, de forma a possibilitar o orçamentoda estrutura.

-

3.

DESENHOS DE FORMAS Devem apresentar todos os detalhes necessários à compreensão das formas da estrutura - para a troca de informações e para a execução das formas para a obra. Identificam todos os elementos estruturais através de suas numerações - vigas(V), lajes(L), pilares (P), tirantes (T), blocos (B ou BL), sapatas (S), etc. Indicam basicamente apenas os elementosestruturais – não apresentam detalhes de arquitetura como paredes(a menos que seja necessário), janelas, portas, etc. A planta de formas representa uma vista inferior da estrutura. Portanto as arestas visíveis pela parte inferior aparecem em linha contínua; as arestas não visíveis por baixo aparecem como linhas tracejadas. Os pilares aparecem como se estivessem cortados, ou seja, com as linhas decontorno mais grossas. É aconselhável a apresentação de uma legenda para pilares que morrem, seguem ou nascem. Além do desenho em planta, as informações devem ser complementadas com cortes e detalhes. O uso de cortes rebatidos na própria estrutura é muito comum e simplifica a compreensão. Critérios Gerais e Convenções: Dimensões dos elementos estruturais: Lajes – espessura = h Vigas – base /...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concreto armado
  • concreto armado
  • concreto armado
  • Concreto Armado
  • Concreto armado
  • Concreto Armado
  • concreto armado
  • Concreto armado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!