Concorrencia e competitividade

Páginas: 9 (2215 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013







Concorrência
e
competitividade industrial
















Introdução
 
Rivalidade entre os Concorrentes

Iremos analisar neste tópico a rivalidade entre os competidores (que é mostrada na figura abaixo pelo retângulo central, destacado em azul). A rivalidade entre os competidores evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda,introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas de distribuição, com o objetivo de aumentar o market share da empresa, em um determinado mercado. 
 
 

 
A intensidade da rivalidade entre produtos e serviços similares é influenciada por muitos fatores. Alguns até podem ocasionar o aumento do potencial de mercado como um todo (o incremento de propaganda deuma empresa pode ampliar o awareness – consciência -  dos consumidores por aquela categoria de produto ou serviço, o que acaba beneficiando todas as empresas do mercado). Em compensação, outros fatores (como a concorrência de preços) podem deixar o mercado menos atrativo.

A intensidade da rivalidade competitiva é forte quando:
O número de concorrentes é muito grande;
A diversidade dessesconcorrentes é alta;
A taxa de crescimento da mercado é baixa;
Os custos fixos são altos;
Os custos de estocagem são elevados;
A diferenciação de produto é pequena;
Os custos de troca entre produtos da concorrência são baixos;
As barreiras de saída são elevadas;
As apostas estratégicas são altas.
A seguir, detalhamos o impacto que cada um desses fatores ocasionam:
Número de concorrentes: Umnúmero elevado de empresas aumenta a rivalidade porque mais empresas competem pelos mesmos consumidores e recursos. Ainda que existam, relativamente, poucas empresas no mercado, se elas forem similares no tamanho e nos recursos disponíveis, tal fato gera instabilidade, já que elas terão o mesmo poder para competir pelos recursos e consumidores. Quando o mercado é altamente concentrado ou dominadopor uma ou poucas empresas, ele tende a ser mais estável e é muito fácil definir quem são os líderes. O líder ou líderes podem impor a sua disciplina, assim como possuem um papel coordenador no mercado por meio de dispositivos como a liderança em preço, por exemplo.
O BCG (Boston Consulting Group) generalizou essa informação como a Regra de Três e Quatro: um mercado estável não terá mais do quetrês concorrentes significativos e o maior concorrente não terá mais do que quatro vezes o market share do menor. Se essa regra for verdadeira, isso implica em:
Se existem muitos concorrentes, a instabilidade é inevitável;
Os rivais sobreviventes terão que crescer mais rapidamente que o mercado;
Os eventuais perdedores terão um fluxo de caixa negativo se eles tentarem crescer;
Todos, exceto osdois maiores rivais, serão perdedores.

Diversidade dos concorrentes: A competitividade se intensifica se as empresas possuem estratégias, origens e personalidades diversas. Essas diferenças fazem com que as empresas respondam de forma muito diferenciada às ações de outras empresas e isso pode dificultar um acordo que irá gerir as “regras do jogo”. Escolhas estratégicas que são corretas para umcompetidor, podem ser erradas para os demais. Este fato gera um crescente risco de instabilidade e redução da lucratividade.
Empresas que são especializadas em equipamentos e não participam nos produtos de consumo possuem modelos de negócios, objetivos e estratégias muito diferentes de um concorrente que é especializado em produtos de consumo, mas que também participa desse mercado deequipamentos.
Taxa de crescimento da mercado: Taxas de crescimento baixas levam as empresas a competirem mais intensamente pelo share do mercado. O crescimento do share é, geralmente, conquistado com cortes de preços, o que provoca baixa na lucratividade. Em um mercado em crescimento, as empresas estão aptas a aumentar suas receitas pela simples expansão do mercado.
Custos fixos: Quando os custos totais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concorrência e competitividade
  • Competitividade e concorrência no setor de mineração: as estratégias da vale
  • Competitividade
  • Competitividade
  • Concorrência
  • Competitividade
  • Competitividade
  • Competitividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!