CONCORDANCIA NOMINAL

391 palavras 2 páginas
CONCORDÂNCIA NOMINAL

Substantivos de gêneros diferentes e do mesmo gênero:

Tratava-se de inoportuno lugar e ocasião.
Tratava-se de lugar e ocasião inoportuna.
Tratava-se de momento e lugar inoportunos.
Tratava-se de hora e ocasião inoportunas.

Adjetivo anteposto a nomes próprios: plural
As dedicadas Rita e Joana.
Os estudiosos Pedro e Paulo.
Predicativo do sujeito(composto) ou do objeto: ADJETIVO concorda com todos os núcleos desses termos. Pai e filho são talentosos Marido e mulher são bem-humorados. Considero brilhantes o pai e o filho. Julgo insensatas sua atitude e suas palavras. São calamitosos a pobreza e o desamparo. É calamitosa a pobreza e o desemprego. (predicativo do sujeito anteposto ao sujeito pode concordar apenas com o núcleo mais próximo- pobreza) É calamitoso o desemprego e a pobreza.
Um único substantivo é modificado por 2 ou mais adjetivos: Estudo a cultura inglesa e a francesa. Estudo as culturas italiana e francesa. Estudo a cultura italiana e francesa.
*Aqui há incerteza: são duas culturas distintas ou de uma única ítalo-francesa? 5) NUMERAIS ORDINAIS (2 numerais ordinais se referem a um substantivo) Avisei todos os moradores do primeiro e segundo andar. Avisei todos os moradores do primeiro e segundo andares. PALAVRAS E CONSTRUÇÕES A SEREM DESTACADAS:

Próprio: Elas próprias arrumam a casas. Mesmo: Nós mesmos fizemos isso. Nós mesmas fizemos isso. Anexo - Seguem anexas as cartas de apresentação. Incluso - Os documentos requeridos seguem inclusos. Quite - Estamos quites com a Receita Federal. Obrigado - A moça agradeceu: -Muito obrigada. Os aposentados disseram ironicamente ao ministro: - Muito obrigados por tudo. Meio e bastante:
Pedi meia cerveja e meia porção de fritas. Meia classe permanecerá depois do sinal de meio-dia e meia (hora). Venderam-se muitas meias dúzias de

Relacionados

  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas