Conconclusão da arte bizantina

940 palavras 4 páginas
Obra do renascimento http://www.suapesquisa.com/renascimento/
A obra do pintor, arquiteto e teórico Giorgio Vasari (1511-1574) constituem a principal fonte de informação acerca da arte renascentista italiana. A renovação das artes ocorrida na Itália, segundo o seu célebre Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550; 2ª edição 1568), tem como ponto de apoio a recusa do antinaturalismo da tradição bizantina e, paralelamente, a redescoberta da escultura clássica operada por Nicola Pisano no sarcófago de Pisa.

Donatello http://www.fontedosaber.com/artes/donatello.html
Donatello, mestre da escultura em mármore e bronze, foi um dos grandes artistas do renascimento. Nasceu em Florença, homem de gostos simples, que preservava sua liberdade artística e tinha grande conhecimento da arte antiga. Como grande conhecedor de todas as técnicas e materiais da escultura, tratava qualquer tema de maneira surpreendente e realista. No final de sua vida começou a usar a distorção em suas obras. Entre suas esculturas estão as famosas figuras de Davi.
Donatello foi o maior escultor italiano antes de Michelangelo, e foi certamente o mais influente artista individual do século XV, na Itália.
Obras de Donatello
Uma das primeiras obras conhecidas de Donatello é David, de 1408, reformulada em 1416. Destinou-se a decorar a Catedral, em 1414, e foi instituído no Palazzo Vecchio, a qual foi envolvida em uma luta com o rei de Nápoles. David, na postura dramática e cheia de energia jovem, possui algo gracioso do gótico tardio.
Amadurecendo rapidamente, Donatello produziu um estilo forte em duas obras: a figura de mármore de São Marcos, concluídas entre 1411 e 1413, e São João Evangelista, para frente da Catedral, concluída em 1415. O São Marcos de Donatello rompeu com a tradição em sua posição clássica e tornou-se um impressionante retrato simbólico de um herói.

Botticelli http://www.suapesquisa.com/pesquisa/botticelli.htm
Botticelli foi um dos mais

Relacionados