Concluão sobre Sócrates e a autoconfiança

392 palavras 2 páginas
Resumo sobre Sócrates e a autoconfiança
Depois de termos pesquisado sobre Sócrates e a autoconfiança, concluímos que Sócrates foi um ateniense que marcou a filosofia. Ele ficou conhecido como o pai da filosofia e o homem mais sábio e inteligente da Grécia Antiga. Como Socrates não escreveu nada, sabemos de seus pensamentos e idéias através das obras de seus dois discípulos: Platão e Xenofontes. Ele questionava a todos e sempre deixava as pessoas em aporia, ensinando através de seu método( Maiêutica) os indivíduos a pensar e a Conhecerem-se a si mesmos. Pois para Socrates uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida. Por isso ele queria que as pessoas refletissem sobre os seus conceitos e suas crenças, de uma forma mais racional, A essência real e verdadeira das coisas.
Sócrates dizia que todos têm o direito de pensar, e é muito bom estar reflectindo diariamente, e que uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.

O desejo de Sócrates ser diferente. O Homem sempre segue o seu grupo, não gostando ficar sozinho. O desejo de saber o porquê de tudo. Métodos para identificar as idéias falsas e verdadeiras na sociedade. A reflexão é necessária em nossas vidas.
Na sociedade quando o homem pensa ao contrario da maioria, ele acaba sendo julgado por pensar daquele jeito, e nisso ele acha melhor pensar como a maioria.
Sócrates criou um método (uma técnica, um caminho) para saber se nossas idéias, crenças e opiniões merecem ser defendidas.

1º etapa: Pegue um conceito bem usado na sociedade.
Ex.: O casamento traz felicidades.

2º etapa: Procure alguma exceção do conceito escolhido.
Ex.: Se o casamento traz felicidades, porque há o divórcio.

3º etapa: Se você achar alguma exceção, o seu conceito esta errado.

4º etapa: tente achar uma nova definição, mudando o conceito devido a exceção.
Ex.: O casamento traz felicidades, porem alguns casais não encontra a mesma.

5º etapa: Pegue esse conceito que acabou de criar, e procure alguma exceção, caso

Relacionados

  • Técnico
    210415 palavras | 842 páginas