Conclusão de dicliplina

1525 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA

CURITIBA/PR
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Alunas: Gislaine Provensi
Hemily S. Costa

Trabalho de conclusão da disciplina de didática

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de didática, do curso de Licenciatura em letras, turno noturno, da Universidade Federal do Paraná, ministrado pela professor(a): Eliane A. Precoma.

CURITIBA/PR
2012
1. ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE PROFESSORES/EDUCADORES, ALUNOS/EDUCANDOS E CONHECIMENTOS.

A importância da relação entre professor/aluno, educador/educando é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, o docente deve respeitar as individualidades de cada aluno criando um ambiente mais agradável e propício à aprendizagem. O relacionamento entre eles deve ser de amizade e de respeito mútuo. A escola é hoje, um espaço onde se constroem relações humanas, por tanto, é de fundamental importância trabalhar não só conteúdos, mas também as relações afetivas. A colégio, deve estar voltado para a qualidade das suas relações, valorizando assim o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo. No sistema escolar, o professor deve tomar seu saber pedagógico como uma alavanca desencadeadora de mudanças, ao nível escolar, social, econômico e político. Ele deve ser o modelo de fonte inesgotável de conhecimento dentro e fora de sala de aula, retirando dos elementos teóricos a compreenção e direcionando a aluno a uma ação consciente. “O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque

Relacionados

  • Redler
    1159 palavras | 5 páginas
  • O pedagogo
    1621 palavras | 7 páginas