conclusao sobre vidro cimento e ceramica

Páginas: 23 (5564 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Vidro
Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia-a-dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamenteinativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
Sólido versus líquido
Existemcontrovérsias quanto aos mecanismos de caracterização do vidro na transição do estado líquido para o sólido. Em meados da década de 1980 Plumb, R.C propôs que os vidros de antigas catedrais eram mais grossos na base, pois teriam escoado com o tempo. Essa ideia perdura até os dias de hoje, muito embora já tenha sido provada matematicamente falsa. Edgar D. Zanotto em 1998 publicou artigo na revista AmericanAssociation of Physics, com um cálculo a partir da seguinte equação:
τ = η / G
Onde τ é o tempo de relaxação, η é viscosidade (Pa·s) e G o Módulo de cisalhamento (Pa). Em 1999 foi publicada uma revisão do cálculo tomando como base o valor de viscosidade de equilíbrio do vidro na temperatura ambiente. O novo resultado foi de 10²³ anos 3 anos, ou seja bem mais que uns 2 nonilhões, sendo assimimpossível qualquer escoamento perceptível nos poucos milhares de anos de uma catedral.
O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo directamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existem no consumo humano4 . Para minimizar as emissões gasosas dos fornos a gás, as indústrias utilizamgás natural, que provoca menor impacto no meio ambiente.




Composição
São basicamente feitos por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias-primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes.
Os vitrificantes são usados para dar maior característica à massa do vidro e são compostos de anidrido silício, anidrido bórico e anidridofosfórico.
Os fundentes possuem a finalidade de facilitar a fusão da massa cilícia, e são compostos de óxido de sódio e óxido de potássio.
Os estabilizantes têm a função de impedir que o vidro composto de silício e álcalis seja solúvel, e são: óxido de cálcio, óxido de magnésio e óxido de zinco.
A sílica, matéria-prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se noleito dos rios e das pedreiras.
Depois da extracção das pedras, da areia e moenda do quartzo, procede-se a lavagem a fim de eliminar-se as substâncias argilosas e orgânicas; depois o material é posto em panelões de matéria refractária, para ser fundido.
A mistura vitrificável alcança o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1.300°C e, quando fundem as substâncias não solúveis surgem à tona esão retiradas. Depois da afinação, a massa é deixada para o processo de repouso, de assentamento, até baixar a 800°C, para ser talhada.
Fabricação
A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matériaincandescente.
Agora a bola incandescente, deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro.
Finalmente a peça vai para a secção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.
Tipos de vidros
Obsidiana: vidro formado naturalmente.
Vidro para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrias de cimento, ceramica e vidro
  • Trabalho sobre Cerâmicas e vidros
  • CERAMICA E VIDROS
  • Vidro e Cerâmica
  • Ceramicas e Vidros
  • Industria da cerâmica e do vidro
  • A hist ria do vidro e da ceramica
  • Trabalho cerâmicas e vidros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!