Conclus O Do Tde De Parasitologia

303 palavras 2 páginas
Conclusão
A difilobotríase é conhecida por ser uma doença intestinal causada pelo cestódio, a tênia do peixe; a contaminação ocorre através da ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados em temperatura inadequado. Seu hospedeiro definitivo é o homem,mas outros animais que se alimentam desse peixe contaminado pode vir a adquirir a doença e servir de hospedeiro. O cestódio é um parasita que se penetra no intestino humano por mais de 10 anos e pode atingir cerca de dez metros de comprimento (considerado assim um dos maiores parasitas que habitam o homem) na maioria das infecções o hospedeiro não sente os sintomas, mas se a infecção for muito intensa ela pode apresentar desconforto abdominal, náuseas, vômito, diarréia, perda de peso e apetite. Essa doença pode causar uma deficiência na quantidade de vitaminas no organismo do humano, podendo assim causar anemia.
O parasita se instala no intestino delgado ataca a mucosa, ovos são liberados pelas proglotes e eliminado pelas fezes do hospedeiro; os embriões contidos no ovos se desenvolvem e saem dos ovos (coracídios). Depois são ingeridos por crustáceos e se transformam em larvas procercóides, assim os peixes ingerem esses crustáceos contaminados pela larva, então a larva migra para o músculo do peixe, se desenvolvendo em larvas plerocercóides. Assim a transmissão acontece quando um peixe de maior porte se alimenta desse peixe de menor porte e contaminado, e nos humanos ocorre a infecção pela alimentação desses peixes contaminados.
Podemos descobrir o parasita através do exame de fezes, que deve ser feito cerca de seis semanas após a última ingestão de peixes crus, caso o exame for positivo o hospedeiro deve fazer tratamento.
Para prevenir a doença, é preciso evitar a alimentação de pescados crus, defumados e mal cozidos. Se cozinhar adequadamente ou congelar o peixe de água doce matará as larvas do verme.

Relacionados