Conclusão Etica

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Ética é uma palavra de origem grega- ETHOS, e de diversos significados, dentre eles, ciência da moral, morada humana ou também, parte da filosofia que estuda os valores morais de comportamento do homem dentro de uma sociedade, em outras palavras, a ética se preocupa em como o indivíduo se relaciona, age ou se porta dentro de uma sociedade. Portanto ético é tudo aquilo que auxilia a tornar umambiente melhor e mais saudável, seja sustentavelmente, psicologicamente, materialmente ou espiritualmente falando. Ela estabelece normas e padrões para uma vida, também se volta para as questões de conduta certa ou errada, conduta de caráter, de bem ou de mal.
A enfermagem tem por dever a utilização da pesquisa na busca de novos métodos racionais e meios científicos para que haja melhora da práticaassistencial desta profissão. Sempre foi um mistério saber quais meios foram usados pela ciência ao longo dos anos para descobrimento de vacinas, cura de doenças, medicamentos e até mesmo, quais critérios foram usados para a realização de diversos experimentos em seres humanos e com animais. Durante a Segunda Guerra Mundial, a pesquisa médica exercida nos campos de concentração, foi consideradacrime contra a humanidade, pois estudos eram realizados sem o consentimento dos sujeitos da pesquisa, e provocaram danos físicos, mentais, psicológicos e até a morte de milhares de pessoas. O ser humano pagou alto preço nesta contribuição ao desenvolvimento, este tão necessário, porém com incalculáveis riscos e consequências. O mundo percebeu que a ciência poderia ser usada como instrumento debanalização da crueldade, e, para impedir isso, eram necessários parâmetros éticos universais que pudessem ser aplicados aos seres humanos submetidos a pesquisas.
Dois documentos foram criados e hoje são utilizados para orientar o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação em saúde e também na investigação biomédica, são estes:
Declaração de Helsinque: desenvolveu uma compreensãocrescente das diferenças entre a investigação terapêutica e a não-terapêutica e ampliou o entendimento dos tipos de informação que devem receber os sujeitos potenciais da investigação.
Código de Nuremberg: preceito ético para pesquisa clínica, criado durante a Segunda Guerra Mundial durante julgamento a muitos médicos nazistas que realizavam devastadoras pesquisas em humanos, sem nenhumconsentimento voluntário ou conceito de participação.
Estes dois códigos são muito importantes para toda e qualquer prática de saúde universalmente, porém, o modo de aplicação de cada um pode ser procrastinado de uma cultura para outra dependendo da situação.
Tanto em pesquisa como na prática, o paciente têm direitos e o enfermeiro deveres e responsabilidades, devendo proteger e defender esses direitos.Em 10 de outubro de 1996, foi elaborada a Resolução n.º 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde que aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Esta resolução incorpora sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os quatro princípios básicos da bioética: autonomia, beneficência, não-maleficência, e justiça.
O princípio da autonomiatraz referência à independência de um indivíduo, seu poder de tomada de decisões e sua liberdade de pensamento. O termo de Consentimento Livre e Esclarecido de um indivíduo-alvo de pesquisa trata este com dignidade, respeitando-o em sua autonomia e defendendo-o na sua vulnerabilidade. O Consentimento Esclarecido é o processo pelo qual pesquisadores asseguram que, os sujeitos de pesquisas sejaminformados sobre os riscos potenciais, desconfortos e incômodos, assim como os benefícios de participarem num estudo, informando-lhes sobre seu direito de não participar e tal informação é apresentada de maneira livre e sem coerção:
A beneficência refere-se a fazer o bem, agir em favor do próximo, realizar atos de caridade. É observar riscos e benefícios, atuais, potenciais, individuais ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética (introdução, desenvolvimento, conclusão)
  • Trabalho de Conclusão de curso
  • experiencias cientificas nazistas e conclusão etica
  • Conclusão sobre ética e moral e cultura organizacional
  • Valores Sociais na Atividade física; Ética; Competição; Cooperação; Discriminação; Conclusão
  • Conclusão sobre ética, direito e justiça: sócrates e platão contra os sofistas
  • Conclusao
  • conclusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!