Conclusão do curso de letras

Páginas: 30 (7473 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
RESUMO

As obras literárias possuem um campo vasto para interpretação. Muitos textos podem ser analisados ao pé da letra ou, baseados em estudos como a semiótica, sofrer uma análise mais profunda. A obra O Velho e o Mar, do escritor americano Ernest Hemingway, por nós escolhida para análise, oferece campo fértil para as duas análises. Se, por um lado, parece uma história clara e objetiva de umpescador, por outro podemos notar a utilização de inúmeros símbolos que, analisados mais detalhadamente, dão outro sentido à obra. Neste trabalho, buscamos analisar alguns desses símbolos mostrando a grandeza do autor que soube criar, ao mesmo tempo, uma história simples e rica sobre a luta do homem contra a natureza e contra seus desafios internos.
Palavras-chave: O velho e o Mar, ErnestHemingway, semiótica, simbologia.
ABSTRACT

The literary works provide a wide field for interpretation. Many texts can be analyzed literally or, based on studies such as semiotic, suffer a deeper analyzes. The book The Old Man and The Sea, by the American writer Ernest Hemingway, chosen by us for this analyzes, offers a fertile field for both analyzes. If, from one side, it seems to be a clear andobjective story about a fisherman, on the other side, we can notice the use of a huge number of symbols that, on a detailed analyze, give another meaning to the book. In this paper, we aim to check some of these symbols showing the highness of the author, who knew how to create, at same time, a simple and rich story about a man fighting against the nature and against his internal challenges.Key-words: The Old Man and the Sea, Ernest Hemingway, semiotic, symbols.

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS iv
RESUMO vi
ABSTRACT (opcional) vii
Introdução 09
Capítulo 1 - Momento histórico 11
1.1 Mudanças sociais e desafios culturais nos anos de 1920. 12
1.2 Acontecimentos da década 14
Capítulo 2 - Os expatriados 16
2.1 Ernest Hemingway – Vida e obra 19
Capítulo 3 – Resumo da obra 23
Capítulo 4– Simbologia na obra 25
4.1 O mar, o velho, Marlim, os peixes, os leões, os tubarões, a crucificação 27
Capítulo 5 – Considerações Finais 33
Referências Bibliográficas 34


Introdução
Os Estados Unidos, como muitos países, possuem uma história e uma literatura muito ricas. Como a relação história/literatura é muito próxima, muitas vezes encontramos nas obras literárias, acontecimentosque regem o mundo na época em que foi escrita. Mais profundamente, podemos encontrar traços não só aparentes, mas também referentes a pensamentos, ideologias do próprio autor. Ernest Hemingway, por exemplo, cuja obra analisaremos neste trabalho, viveu num período rico da história do país, no qual, crescimento econômico e a seguir uma pobreza extrema caminharam lado a lado.
Os Estados Unidos, nadécada de 20, tiveram um crescimento econômico magnífico e começaram a libertar-se de verdade do poderio britânico. Além da imposição econômica, havia a imposição cultural. Os americanos eram ricos, mas, não possuíam o luxo e a polidez da educação britânica. Então, muitos escritores, sabendo ser a Europa o centro das artes e da cultura, e regados pelo dinheiro de suas famílias, vão viver uma vidaboêmia na Europa, estando em contato com os acontecimentos do primeiro mundo. Destes autores, podemos citar Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ernest Hemingway, entre outros.
Ernest vem de uma família complicada, com casos de suicídio e depressão e parece carregar estes genes em si. Ao mesmo tempo em que possui uma narrativa quase que jornalística – traços de sua carreira – tem uma obra bastantereflexiva sobre os movimentos internos do homem e suas escolhas. Do seu refúgio solitário na ilha de Cuba, nasce uma de suas grandes obras: O Velho e o Mar. Este livro talvez seja um de seus mais conhecidos, inclusive adaptado para o cinema. Nele veremos a luta de um homem simples contra o destino. Porém, nem sempre uma obra deve ser analisada apenas superficialmente. Como um iceberg que só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curso de letras
  • Letras curso
  • curso de letras
  • Conclusao de curso
  • conclusão de curso
  • Conclusão de curso
  • Conclusão de Curso
  • Conclusao de curso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!