Conclusão de estagio

Páginas: 7 (1700 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014

Faculdade Machado de Assis



TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTAGIO CURRICULAR (TCEC)



Estagio Supervisionado II




Leonardo Pereira Ramos da Silva
Tatiana Ferreira da Silva Reis
Vitoria Roberta da Costa Bello
102.02










































TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTAGIO CURRICULAR (TCEC)


EMPRESA: OdebrechtHISTORIA DA EMPRESA

Em 1944, a empresa que originaria a Construtora Norberto Odebrecht S.A. começava a movimentar suas primeiras betoneiras repletas de concreto. O DNA da Organização Odebrecht, no entanto, remonta há anos antes: 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração germânica, o engenheiro alemão se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Emilparticipou ativamente de demarcações de terras, levantamentos topográficos e construções de estradas na região Sul do País. Casado com Bertha Bichels, ele teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht , se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.
A construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em1923, ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, em estados do Nordeste. À época, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.
Com o início da Segunda Guerra, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Desencorajado, Emílio retirou-se dos negócios, situados emSalvador, na Bahia. Coube a seu filho Norberto Odebrecht substitui-lo, em 1941.

Três anos mais tarde, Norberto criou uma empresa própria, marco fundador da Organização. Sob sua liderança, a Odebrecht cresceu, ultrapassou e se diversificou, sempre alicerçada nos Princípios, Conceitos e Critérios desenvolvidos por ele e que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).  

Na virada da década de1980 para 1990, investimentos em negócios do setor petroquímico tornavam-se estratégicos. Nesse panorama, Emílio Odebrecht sucedeu ao pai na presidência da holding Odebrecht S.A. com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A Organização ampliou sua atuação, chegando a países como Estados Unidos, México, Venezuela e Malásia.

Emílio Odebrecht permaneceu à frente da Organização pordez anos, até Pedro Novis passar à direção, em 2001. O início do novo século seria marcado pela aquisição do controle acionário da Copene, a central de matérias-primas do Polo de Camaçari, na Bahia, num consórcio com o Grupo Mariani. Uma grande e competitiva empresa brasileira no setor petroquímico começava a ser desenhada. Após integrações societárias e operacionais, surgiu a Braskem, em 2002. A partir do fim de 2008, Marcelo Odebrecht assumiu o comando da Organização. Integrante da terceira geração à frente dos negócios da família, ele lidera um novo ciclo de crescimento.

DIVERSIDADE
Contribuir para o desenvolvimento cultural de uma comunidade é garantir que seus costumes e sua identidade coletiva se perpetuem ao longo das gerações Investindo em iniciativas, projetos e patrocíniosculturais, a Odebrecht favorece a evolução cultural da sociedade por meio de práticas que estimulam a preservação e a propagação da memória.
Mas esse incentivo à cultura não se dá apenas no contexto das comunidades. Toda a diversidade cultural dessas populações também compõe a Organização. Pessoas de diferentes origens, etnias, tradições e credos são incorporadas às empresas e aos ambientes detrabalho da Odebrecht no Brasil e no exterior.
Desde 1959, a Organização vem investindo em iniciativas para resgatar valores artísticos e estimular a preservação do patrimônio histórico das regiões de atuação da Empresa, como o patrocínio da primeira edição do livro Homenagem à Bahia Antiga, do historiador José Valladares.
As principais iniciativas de valorização cultural são relacionadas à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conclusão de estágio
  • Conclusão de estagio
  • Conclusão de estágio
  • estágio conclusão
  • Conclusão do estágio
  • conclusão de estagio
  • conclusao de estagio
  • Relatorio de conclusao de estagio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!