Conciliação bancária

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
1. INTRODUÇÃO
O presente acadêmico tem por objetivo relatar o registro dos fatos contábeis, realizados na Conta Bancária das empresas. Apurou-se que somente empresas de médio e grande porte podem oferecer oportunidade de se preparar conciliações bancárias expressivas. Nota-se que as empresas de pequeno porte (EPP) e as microempresas (ME), geralmente, fazem anotações nos canhotos dos talões decheque e não formalizam as pendências existentes.

1.1. Problema
Em uma situação em que a falta de conciliação bancária pode refletir na análise das disponibilidades: admitamos que uma empresa adquiriu e recebeu de seu fornecedor, em 29 de dezembro de 1998, equipamentos de informática para pagamento a vista. O cheque emitido naquela data deve ter sido lançado, por parte da empresacompradora, a débito do ativo imobilizado, em título específico que registra a natureza dos bens adquiridos, e a crédito da conta banco correspondente. Supondo-se que foi um valor significativo, equivalente a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por exemplo, e admitindo-se que o fornecedor não depositou o cheque na data em que recebeu o pagamento, somente no início de 1999 essa importância foi lançadana conta da empresa pelo banco sacado. Isso refletiu, em 31-12-1998, divergência de saldos entre os registros da empresa compradora e os registros do extrato bancário, no valor correspondente. Como ficaria a análise das disponibilidades da empresa compradora a partir do mês seguinte? Poderia ela continuar afirmando que contava com menos quinhentos mil reais em sua conta corrente? E se essapendência permanecesse por vários meses?

1.2. Hipótese
É evidente que ao entregar um cheque a um credor, a empresa compradora deve ter o cuidado de tomar recibo de quitação daquilo que paga, mas isso não impede que o saldo de sua conta bancária continue apresentando divergência em relação ao extrato apresentado pelo banco onde ela mantém conta. Se for levado em consideração um períodoinflacionário e a possibilidade de aplicação financeira dessa importância que aparece sobrando na conta, até que o fornecedor regularize a situação, a possibilidade de ganhos financeiros não deve ser desconsiderada. É evidente que nenhuma empresa deseja tal situação, mas também não é recomendável emitir outro cheque e entregar ao credor para regularizar problemas dessa natureza, antes de apurar osacontecimentos.

1.3. Solução
O fato é que, na hipótese apresentada, enquanto a solução não aparecesse, a empresa compradora teria contado realmente com um saldo que ela contabilmente não estaria levando em consideração. Isso significaria uma distorção entre sua posição contábil e seu verdadeiro saldo bancário. Se levarmos em consideração a possibilidade de que o cheque poderia ter sido realmenteperdido e de que haveria necessidade de intervenção judicial para o caso, com período significativo para a solução do impasse, a empresa teria que decidir entre não considerar esse valor, deixando de aplicá-lo se fosse o caso, ou procuraria uma solução junto ao banco e a empresa vendedora para que a pendência deixasse de existir. A solução provável seria a empresa compradora sustar o cheque eemitir outro, esclarecendo no verso o motivo da substituição. Isso mediante acordo com a empresa vendedora.

Em qualquer hipótese, a conciliação bancária preparada pela Tesouraria teria exercido papel significativo no controle dos pagamentos efetuados pela empresa compradora, independente dos registros contábeis praticados por ela.
Os cursos de Ciências Contábeis devem considerar a importância daconciliação bancária como mecanismo de controle auxiliar, incluindo-a no conteúdo programático de disciplinas que tenham relação com esse assunto, a exemplo de Contabilidade Gerencial, Administração Financeira e outras.

1. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

A empresa JTV CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTABIL - SOCIEDADE SIMPLES LTDA situada á Rua
JAIME DE MAGALHAES LIMA, 17 – AMERICANÓPOLIS,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
  • A CONCILIACÃO BANCARIA
  • Conciliação bancária
  • conciliação bancaria
  • Conciliação bancária
  • Conciliação bancária
  • Conciliaçao bancaria
  • A IMPORTÂNCIA DA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!