concienscia negra

570 palavras 3 páginas
No dia 13 de maio se comemora no Brasil a Abolição da Escravatura. O Dia da Abolição da Escravatura é comemorado no dia 13 de maio atualmente porque foi nessa data, em 1888, que foi sancionada a Lei Áurea, a lei que acabou com a escravatura no Brasil. Quem assinou a lei da Abolição da Escravatura foi Dona Isabel, princesa imperial do Brasil.

O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura.

História da Abolição da Escravatura no Brasil
A escravatura foi prática comum no Brasil desde o período colonial até ao fim do Império. A maior parte dos escavos era proveniente do continente africano, mas uma parte da população indígena brasileira também sofreu escravidão. Os escravos eram usados principalmente na agricultura.

A Lei Áurea, que pretendia acabar de forma definitiva com a escravidão no Brasil, foi precedida por uma série de outras leis, que foram começando a libertar os escravos e retirar poderes aos fazendeiros, como a Lei Eusébio de Queirós (1850), a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885).

A Lei Áurea, que significou a Abolição da Escravatura, não foi consensual, porque significou uma "crise nas lavouras" para os latifundiários.
Abolição da Escravatura
Publicado por: Jussara Barros em Maio 2 comentários

Abolição da Escravatura
Memorial do Quilombo e Zumbi, o Rei dos Palmares

No dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, concedeu liberdade a mais de setecentos e cinquenta mil negros escravizados.
Filha de D. Pedro II, princesa Isabel lutou pela libertação dos escravos, pois não concordava com a forma como eram tratados.
Essas lutas se iniciaram antes de 1850, época em que a Lei Eusébio de Queiróz proibia o tráfico negreiro.
Em 1871, a Lei do Ventre Livre, proibia que os filhos dos escravos, nascidos após a instituição da mesma, fossem também escravizados. As crianças ficariam até os oito anos de idade sob o domínio dos patrões de suas mães e depois seriam

Relacionados

  • o grande desafio
    1512 palavras | 7 páginas