Concessão e Permissão do Serviço Público

Páginas: 4 (781 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI
Professora: Leila Medeiros Administração – Bloco 4
Alunos: Thaissa Milena; Felipe Fernandes.

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. DireitoAdministrativo Descomplicado. 22° ed. Rio de Janeiro. Forense; São Paulo, 2014.
Concessão e Permissão de Serviço Público.
7. Concessão e Permissão de Serviço Público.
Os incisos II e IV do art. 2° daLei 8.987/95 assim definem as modalidades de delegação objeto de nosso estudo. Concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, namodalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consorcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta risco e por prazo determinado; Permissão de serviço público: a delegação, atítulo precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Duasobservações importantes, embora a Lei 8.987/95 afirme que o contrato de permissão de serviços públicos é um “contrato de adesão”, é indiscutível dizer que todo e qualquer contrato administrativopropriamente dito é um contrato de adesão, pois as cláusulas do contrato são redigidas pela administração pública, sem possibilidade de “negociação” pelo contratante. A segunda observação é sobre àexistência de prazo nos contratos, nota-se que o legislador faz questão de explicitar que as concessões são celebradas “por prazo determinado” (art. 2°, II). É fácil perceber que ele evitou afirmarliteralmente que os contratos de permissão têm prazo determinado, é certo que os contratos de permissão de serviço público devem, sim, ser celebrados por prazo determinado.
7.2. Licitação prévia à celebraçãodos contratos.
Vimos sobre licitações e contratos administrativos que contém diversas hipóteses em que é legítima a contratação direta de obras, compras e serviços, que celebram validamente um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCESSÃO, PERMISSÃO E AUTORIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO E RESPONSABILIDADE DO ESTADO
  • >Autorização, Concessão, Permissão de serviço Público e Responsabilidade civil do Estado.
  • Permissão e autorização de serviço público
  • Permissão de serviço público
  • Concessao de servico publico
  • concessão de serviços públicos
  • Concessão de serviço público
  • Concessão e Licitação de Serviço Público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!