concepção de geopolíica

901 palavras 4 páginas
A concepção clássica da geografia política
O espaço político éumespaço humano que se realiza como domínio sobre o espaço produzindo.
O espaço produzido não é o mesmo em todos os tempos e lugares, mas varia com o modo de produção. Ele assume, assim, formas próprias ao desenvolvimento do modo de produção, de acordo com as características deste e as particularidades da formação espacial e social que lhe correspnde.
O espaço é produzido segundo os iteresses da classe ou das classes dominantes da sociedade. Como o domínio político deve justificar-se através da coerção ou do consenso, ele se expressa como ideologias, que servem de justificativa do poder,
No modo de produção capitalista o espaço ´produzido para atender as interesses do capital. Num primeiro momento, como espaço da acumulação primitiva de capital, o espaço liberal.
A geografia política nasceu no contexto da acumulação primitiva de capital, na Europa, mas num Estad, a Alemanha, cujo desenvolvimento capitalista foi tardio. Da filosofia a formulação de ratel ganha a profundidade das observações feitas, do atraso social recebe o impacto da formulação da nnoção de espaço vital e de sentimento dos povos.
Os continuadores da geografia política tomarão de ratzel ora o partido do progresso, ora do atraso, ora a tentativa de separar uma coisa de outra.
A geografia política nasce, então desde ogo, como ideologia e como ciência e carregará esta contradição até o presente. Como o estado não é concebível sem território e sem fronteiras, ,constitui-se bastante rapidamente uma geografia política, e ainda que nas ciências políticas em geral se tenha perdido frequentemente de vista a importania do fator espacial, da situação. Considera-se entretanto como fora de dúvida que o estado não pode existir sem um solo.
Segundo ratel a sociedade é o intermediário pelo qual o estado se une com o solo. Segue-se que as relações da sociedade como o solo afetam a natureza do estado em qualquer fase do seu desenvolvimento que

Relacionados

  • Novas Geopolíticas
    3258 palavras | 14 páginas