CONCEPTUALIZANDO A PRÁTICA DA ENFERMAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

1333 palavras 6 páginas
CONCEPTUALIZANDO A PRÁTICA DA ENFERMAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

CONCEPTUALIZANDO A PRÁTICA DA ENFERMAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

Este artigo relata os conceitos construídos de Paulo Freire, abordando as práticas assistenciais em relação ao cotidiano no ambiente de trabalho de enfermeiros e auxiliares de enfermagem em um Hospital Universitário. A proposta do “Círculo de Cultura” vem sendo apontada como um método de trabalho, onde é de estrema importância o Diálogo com a participação de todos os envolvidos do grupo.
Tem como fundamento a troca de informações de conhecimentos (feedback) entre o educador e os educandos, visando o destaque do homem, o diálogo, a educação, a problematização e a concientização, por meio de uma transformação social; Permitindo reconhecer a interação de todas as partes e o desenvolvimento da consciência crítica.
Contudo a Educação não pode ser feita por um sujeito isolado, tendo que ser feita por um todo, em um processo no qual o homem busca superar suas limitações, preparando-se para a crítica; Na qual a educação é um processo de reflexão do homem sobre a sua situação, e seu ambiente concreto, ou seja, quanto mais ele refletir sobre sua realidade, de sua situação concreta, ele pode descobrir como sujeito plenamente consciente, comprometido, forte para intervir na realidade.
Na educação o sujeito através do diálogo e do crescente desvelamento crítico da situação, procura conhecer sua história, desencadeando uma reflexão relativa a suas práticas, problematizando-as, buscando desenvolver uma consciência crítica que mobiliza para outra ação.
Compreendemos sobre Problematização, a ato de olhar, analisar a si mesmo e sua posição no mundo, sua relação com a realidade, questionando o que se apresenta, levando o homem á criticidade, a posições indagadoras, inquietas e, consequentemente pontecialmente criadoras. Analisando problematização da realidade vivida e

Relacionados