Concep O Pedag Gica Dos Ambientes De Apredigagem

996 palavras 4 páginas
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM - VIRAVIDA

A sala de aula é o local de aprendizagem e de afeto que pertence aos alunos e ao professor. Se o professor está próximo dos alunos, estará trocando com eles num mesmo nível, na mesma energia, poderá sentir a energia do aluno e interagir melhor com ele. E esta aproximação, se contiver afeto, vai facilitar a aprendizagem, pois ambos estarão em uma mesma sintonia. Nossa vivência como educadores permite que afirmemos que a aproximação entre professores e alunos é muito diferente de tempos atrás. Desta forma, percebemos a importância de que a sala de aula e ou laboratórios de informática, leitura seja um espaço exclusivamente do professor e dos alunos, sem que haja intervenções/ distrações que venham de fora para que essa troca aconteça de maneira significativa.
A pedagogia do Vira Vida busca despertar as potencialidades de emancipação dos jovens, através do desenvolvimento pessoal de cada um. Os jovens precisam ser compreendidos e aceitos pelos outros e pelo professor. Este deve promover condições para que aqueles exponham suas necessidades, fraquezas, esperanças, sonhos, experiências, crenças, valores e princípios. Diante deste cenário percebemos como fundamental um espaço que ofereça segurança para o jovem falar e se expor, esse ambiente se construirá dentro da relação com os seus, onde pessoas alheias a este processo, que não tem este entendimento, podem descontinuar e ou desfavorecer a evolução psicosocioeducativa.
Para além dos aspectos pedagógicos, percebemos que nossos jovens produzem uma série de materiais (painéis, cartazes, desenhos, poesias, etc.) que fazem parte de seu cotidiano. Pensando em valorizar essa produção dos jovens, todas estas ficam costumeiramente expostas nas paredes da sala/ambiente/laboratório que utilizam; é uma forma de identificação e sensação de pertença àquele local. Neste contexto também lembramos a necessidade da existência de um quadro ou lousa branca para uso dos

Relacionados