Concepçoes esteticas

Páginas: 9 (2053 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Concepçoes esteticas..

Introdução:
Neste trabalho falaremos sobre o conceito de naturalismo, o naturalismo na arte grega, a estética medieval e a estilização, o naturalismo renascentista, racionalismo e academismo: a estética normativa, os empiristas ingleses, Kant e a critica do juízo estético, o idealismo de Schiller, a estética romântica, a modernidade e o formalismo, o pós-modernismo e opensamento estético no Brasil.
1- Isto é arte?
O conceito de belo é iminentemente histórico. Cada época e cada cultura tem seu padrão de beleza próprio.
Na contemporaneidade, é comum a incorporação do cotidiano, do efêmero e dos valores difundidos pelos meios de comunicação de massa ao universo da arte.
2- A arte grega e o conceito de naturalismo
O naturalismo constitui uma noçãofundamental que marcou profundamente grande parte ocidental, da antiga Grecia ate o final do século XIX, com uma única interrupção, durante a Idade Media.
* Conceito de naturalismo
O naturalismo. Segundo Harold Osborne, pode ser definido como a ambição de colocar diante do observador uma semelhança convincente das aparências reais das coisas.
Na atitude naturalista, podemos distinguir algumasvariações, dentre as quais as mais importantes são o realismo e o idealismo.
O realismo mostra o mundo como ele é, nem melhor nem pior.
Já o idealismo retrata o mundo nas suas cindiçoes mais favoráveis. Na verdade, mostra o mundo como desejaríamos que fosse, melhorando e aperfeiçoando o real.


* O NATURALISMO NA ARTE GREGA

Na Grécia antiga não haviam artistas e as obras de arte eramutensílios ou instrumentos educacionais. Quem produzia artifície era considerado um trabalhador manual.A função da arte nessa época era representar a realidade e tinha como característica à fidelidade anatômica nas esculturas. Para Platão a mínese "representava" e não "imitava" a realidade, já Aristóteles acreditava que "todos os ofícios manuais e toda a educaçào completam o que a natureza nãoterminou". Ele acreditava que o prazer da arte era um prazer intelectual.

3- A estética medieval e a estilização

Na Idade Média a arte não teve grande espaço já que era vista como algo que prejudicava o fortalecimento da alma e do espírito. Apesar disso, a Igreja usava a pintura e a escultura para ensinar sobre a religião, já que o índice de anafalbetismo era enorme. Assim o naturalismo éabandonado em prol da estilização, ou seja, da simplificação dos traços e do abandono de detalhes individualizados. Assim o entendimento de todos se torna mais fácil. A Igreja Ortodoxa bizantina também se utilizou da arte simples para passar as mensagens de sua religião paras as pessoas. Assim, tanto no Oriente como no Império Bizantino prevalece a ideia de que a beleza não é um valor independente dosoutros, mas é a verdade em forma de símbolos.
* AGOSTINHO
Elaborador de uma rigorosa teoria do belo como regularidade geométrica. Quando se trata de música, Santo Agostinho, considera o número uma ferramenta de comparação, porque isso leva a ordem das partes iguais dentro de um todo. O seu conceito de beleza tem base na realidade sendo tudo como deve ser, com proporção.
* TOMÁS DE AQUINOPara ele a beleza é um aspecto do bem, idêntica a bondade, porque o belo é agradável. São Tomás põe três condições para a beleza:
- Integridade ou perfeição.
- Proporção ou harmonia.
- Claridade ou luminosidade, ou seja, ter o brilho em todas as coisas.
4- O naturalismo renascentista
No século XIV e XV na Europa, começa o movimento Renascentista onde o trabalho do artista é visto comotrabalho intelectual. Assim as arte vão buscar um naturalismo crescente, utilizando-se da ciência e criando muito ilusionismo visual.
O naturalismo renascentista se distingue do naturalismo grego por que faz uso das conquistas da ciência para atingir um realismo cada vez maior nas representações.
5- Racionalismo e academismo: a estética normativa
Os conhecimentos e conclusões sobre estética de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepçoes esteticas
  • Concepções estéticas
  • Concepções estéticas
  • Concepções estéticas
  • CONCEPÇÕES ESTÉTICAS NA GRÉCIA ANTIGA
  • Concepções Estéticas Resumo
  • Concepções
  • Concepções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!