Concepçao criança

Páginas: 8 (1791 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Carregando...
 
Concepção de Criança

Concepção de Criança

A criança é um ser social e histórico, que faz parte de uma organização familiar inserida em uma
sociedade caracterizada por uma determinada cultura.
É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.
Tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental.
As crianças possuem umanatureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e
pensam o mundo de um jeito muito próprio.
Através das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio que as circunda, as
crianças revelam o seu esforço para compreender o mundo em que vivem e por meio das
brincadeiras revelam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos.
As crianças constroem oconhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas
e o meio em que vivem.
O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho
de criação, significação e ressignificação

Concepções de Criança e Infância
Heloise Martins

Leia sobre o surgimento do sentimento de infância e sua evolução. Bem como sobre os conceitos de criança einfância,  que se complementam e são culturalmente determinados, historicamente construídos. Pode-se demarcar biologicamente o período da infância, mas psicologicamente, não.
 
Concepções de Infância e Criança
A professora Maysa começou o encontro nos fazendo refletir sobre a história dos nossos nomes e sobre um símbolo que nos representasse. Muito interessante foi notar que a história do nome dacriança já revela algo de sua identidade e de seu meio cultural e dá informações preciosas para o professor conduzir seu trabalho.  
Bom, a história do meu nome não tem muita magia. Minha mãe queria “Heloisa Helena” por achar bonito, no entanto meu pai registrou Heloise Regina sem dizer nada e explicou depois que achou o nome “Heloise” diferente e mais bonito. Eu sei que é uma variação francesa deHeloisa, alemão. Quanto ao significado,  apenas encontrei que indica uma pessoa persistente.  O símbolo que desenhei para me representar foi uma borboleta, talvez pela sua leveza, acho que as nossas ações e pensamentos são melhores quando realizados com calma e serenidade, e isso é bastante válido no trabalho com educação infantil principalmente no período de adaptação das crianças de quatro anos.Partindo da discussão, chegamos às noções de infância e criança. Para mim foi bastante proveitoso, pois nunca havia me atentado para a questão do sentimento de infância, como surgiu e como evoluiu. Aprendi que criança e infância são conceitos que se complementam, culturalmente determinados e historicamente construídos. Pode-se demarcar biologicamente o período da infância, mas psicologicamente,não. Para aprofundar no assunto foi proposta a leitura do texto: Crianças, Infâncias e Educação de Andrea Studart. Assim, fiz a seguinte linha do tempo, em apresentação de slides, com a evolução das concepções de criança e infância: 

Material: Linha do Tempo
A autora Regina Navarro Lins, no livro A Cama na Varanda, faz um apanhado histórico sobre a invenção da maternidade.
As transformaçõestecnológicas ocorridas na Europa na segunda metade do séc. XVIII mudaram a relação do homem com o mundo e consigo próprio. Surge o capitalismo. Os homens vão para o mercado de trabalho e a mulher cuida da família, surgindo o ideal de amor materno. No entanto havia ainda forte influência das idéias de Santo Agostinho, para quem a criança era vista como símbolo da força do mal, um ser imperfeito eesmagado pelo peso do pecado original que precisava ser corrigido.
Assim as crianças eram criadas por amas-de-leite. A primeira agência de amas em Paris data do séc. XVIII. As famílias ricas consideravam o ato de amamentar humilhante e um estorvo à vida conjugal. Logo que o bebê nascia contratava-se uma mulher saudável para amamentar e criar a criança por quatro ou cinco anos. As mães não tinham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concepção da criança
  • Concepção de Criança
  • concepção de criança
  • A concepção de criança segundo a filosofia
  • CONCEPÇÃO DE CRIANÇA NA ATUALIDADE
  • concepção de criança, infância e linguagens
  • PEDAGOGIA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E DA CRIANÇA
  • concepçao de criança e conhecimento para comenius e ruy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!