Concepções

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
As concepções sobre o trabalho
As concepções sobre o trabalho não são obras de um sábio especifico, nem do acaso. Assim a criação de cada concepção do trabalho, associa-se a interessesideológicos e políticos , servindo para justificar as relações de poder. Não existe uma concepção única aceita pela sociedade, porque cada concepção surgida historicamente, não elimina as anteriores, mas seopõem em luta.
*Santo Tomás de Aquino, se referia ao trabalho como um “bem árduo” (difícil) pelo qual cada individuo se tornaria melhor, mas o trabalho mais valorizado ainda era o intelectual, ouseja aquele que se fazia necessário o estudo.
*No cristianismo o trabalho passou a ser visto como uma forma de sofrimento, que servia como provação e fortalecimento da alma, para se alcançar oreino dos céus.
*No protestantismo a partir do século XVl, o trabalho foi revalorizado e o lucro passou a ser visto como uma benção de Deus. De acordo com esta ética o homem deveria viver uma vidahonesta e pautada pelo trabalho.
*O Filosofo Alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, tinha o trabalho como elemento de autoconstrução do homem, ou seja, não apenas se formar e aprimorarconhecimentos, mas se libertar através do trabalho, pelo domínio que exerce sobre a natureza.
* O Sociólogo Max Weber defendeu esse aspecto do trabalho , mas destacou seu lado negativo. Para Max trabalhoassalariado passava a ser mercadoria no momento em que o trabalhador sem opção, tivesse que vender sua força de trabalho .Pois quem não trabalha não come.
*A nova concepção do trabalho traz um aumentodas exigências, considerando-se uma base de conhecimentos mais amplos, exigências de capacidade para resolução de problemas , exigências para a tomada de decisões autônomas , capacidade decomunicação escrita e verbal. E com o avanço tecnológico o trabalhador deve ter um maior nível de escolaridade, ser multiqualificado, ou seja aquele que é capaz de desenvolver e incorporar deferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepções
  • Concepções éticas
  • Concepções de verdade
  • filósofos e suas concepções
  • Concepções de linguagem
  • as concepções da verdade
  • Concepções de linguagem
  • Concepções de jogos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!