Concepções sobre população

Páginas: 9 (2111 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
Durkheim - Tipos de suicídio

Suicídio egoísta:

Para Durkheim o suicídio varia na razão inversa do grau de integração da sociedade religiosa, doméstica e política.
A causa dessas diferentes sociedades terem uma influência sobre o suicídio é que todos esses grupos sociais possuem a mesma propriedade variando apenas em grau: todos eles são grupos sociais fortemente integrados.
Portanto,quando a sociedade se desintegra, na mesma medida, o indivíduo se desengaja da vida social; seus próprios fins tornam-se preponderantes sobre os fins coletivos, comuns; sua personalidade tende a se colocar acima da personalidade coletiva.
Quanto mais enfraquecidos sejam os grupos a que o individuo pertence, menos ele depende deles e consequentemente dependem apenas de si próprio. O ego individual seafirma demasiadamente face ao ego social, por isso damos o nome de egoísta, diz Durkheim.
Se o homem social supõe uma sociedade a qual ele serve, se ela se desagrega, se nós não a sentimos viva e atuante em torno e acima de nós se vê sem fundamento. Fica nos faltando as razões da existência.
A única vida que podíamos sustentar não corresponde mais as nossas necessidades, deixando-nosdesamparados.
Não existe mais nada que nós possamos prender nossos esforços, fica faltando a nossa atividade um objeto. A nossa vida social liga-se a nossa constituição moral, portanto não pode dela se afastar sem que na mesma medida perca sua razão de ser, o que pode dar origem ao desânimo provocando resoluções desesperadas.
Para Durkheim a sociedade é o todo, portanto o sofrimento dela torna-se osofrimento dos indivíduos. O mal que ela sente se comunica às partes de que ela é feita. A sociedade é o fim de que dependemos, se nós lhe escapamos a nossa atividade se torna sem finalidade. Assim se formam as correntes de depressão e de desencanto, que não se originam dos indivíduos em particular, mas do estado de desagregação da sociedade. Ela provoca o relaxamento dos laços sociais, é uma espécie deastenia coletiva, de doença social.
O estado de desamparo moral. Afrouxa-se o laço que liga o homem a vida.
Portanto para Durkheim, os incidentes de existência privada, que parecem inspirar o suicídio, não são na realidade mais do que causas ocasionais. Se o indivíduo cede ao menor choque das circunstâncias, é que o estado em que se encontra a sociedade o tornou uma presa fácil ao suicídio.Durkheim explica o fato de o suicídio ser excepcional entre as crianças e diminuir entre os velhos alegando que a sociedade está ausente na criança e começa a se retirar do velho.
Ele justifica que a mulher pode mais facilmente que o homem viver isolada leva a crer que essa aptidão de passar sem a família é um sinal de superioridade, na realidade é que sua sensibilidade é antes rudimentar quedesenvolvida com algumas práticas de devoção, alguns animais a cuidar, a solteirona tem a vida tomada.



Suicídio altruísta:

Outro tipo de suicídio vai ser encontrado nas sociedades primitivas. Eles cabem em uma das três seguintes categorias:

1) Suicídio de homens que chegaram ao limiar da velhice ou foram atingidos por doença.
2) Suicídios de mulheres por ocasião da morte do marido.
3)Suicídio de fiéis ou de servidores por ocasião da morte dos seus chefes.

Em todos esses casos, se o homem se mata, não é porque ele atribui a si próprio o direito de fazê-lo, mas porque ele se sente no dever de fazê-lo. Se ele falta a essa obrigação ele é punido pela desonra ou por castigos religiosos.
Nesses casos se eles continuam vivos perdem a estima pública. Uma vida vergonhosa o espera.
Éa sociedade que o impele a se destruir. A intervenção da sociedade nesse tipo de suicídio é diferente da intervenção que ela exerce no suicídio egoísta. No suicídio egoísta ela o desliga da existência. No suicídio altruísta ela prescreve formalmente a abandoná-la.
Estamos, pois na presença de um tipo de suicídio que se distingue do suicídio egoísta. O suicídio egoísta se deve a um excesso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOBRE POPULAÇÃO
  • Concepçoes sobre o ato de estudar
  • Concepções sobre a escola
  • Concepções sobre sociologia urbana
  • Concepções sobre sociedade
  • as concepçoes sobre alguns temas
  • Concepções sobre a liberdade
  • CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!