Concepções filosoficas

Páginas: 63 (15679 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

AS VÁRIAS CONCEPÇÕES DO CONHECER E AGIR AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. SOBRE A QUESTÃO DO SER NA IDADE ANTIGA: COSMOVISÃO METAFÍSICA ABSTRATA .

OS PRÉ-SOCRÁTICOS

Os filósofos pré-socráticos são os primeiros pensadores que viveram na Grécia Antiga por volta do século VI a.C, eles buscavam desenvolver formas de explicação da realidade natural, do mundo que os cercava,independentemente do apelo a divindades e a forças sobrenaturais. É nesse sentido que dizemos que os filósofos pré-socráticos romperam com a tradição mítica e religiosa, e é por isso também que denominamos seu pensamento de naturalista, por visar explicar a natureza (physis), a partir dela própria, entender os fenômenos com base em causas puramente naturais.

Dos pré-socráticos conhecemosapenas fragmentos e isso demonstra a dificuldade para estudos sistemáticos ao longo da História da Filosofia sobre esses autores. Há uma linguagem diferente e, em alguns casos, nada destes filósofos foi preservado, restando referências apenas a partir de citações realizadas por outros nomes da Antiguidade, como Platão e Aristóteles. Esta "escassez" de fontes, no entanto, não deve limitar o alcance e acontribuição dos pré-socráticos para a tradição filosófica posterior. Os pequenos fragmentos que nos restam servem para apontar a busca de uma totalidade que marcou e ainda marca diversas obras filosóficas.

Tais filósofos são agrupados em "escolas" pautadas por critérios geográficos e "temáticos". É importante ressaltar que nem todos os pré-socráticos viveram antes de Sócrates, mas são assimdenominados por suas investigações sobre a natureza, o que
abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até Sócrates (468-399 a.C.). Sendo que este último é tomado como um marco, não só devido sua influência e importância, mas também por introduzir uma nova problemática filosófica : as questões ético-plíticas.

Sua filosofia eradesenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação), que liberta o espírito dos erros e a maiêutica (concepção de idéias), que obriga a reconhecer a verdade que em si mesmo existe, tirando o do seu íntimo como o parteiro faz com o ente que vai nascer.

HERÁCLITO
“Tudo Flui”

Nasceu em 550 a. C., emÉfeso, região da Jônia (atual Turquia); pertencente á mais rica classe de Éfeso, descendia de uma antiga família real, que exercia o sacerdócio hereditário. Acredita-se que Heráclito era autodidata, já que, ao contrário da maioria dos filósofos antigos, suas obras não são classificadas em escolas ou movimentos. Em seus escritos, refletia sobre ciência, teologia e relações humanas, além de criticar opensamento vigente dos poetas épicos e ate de Pitágoras.
Apesar de tudo, ele expressou com intensidade a questão da singularidade constante do Homem em vista da diversidade e da mutação dos objetos efêmeros. Ele comprovou a realidade do ‘Logos’, uma lei geral que governa todos os eventos de natureza privada e é o alicerce da ordem universal, de uma harmonia constituída por oposições internas. Seusensinamentos são polêmicos até hoje.
Ele ficou conhecido como o ‘pai da dialética’, pois abordava a questão do devir – o vir a ser, as mutações. Avesso à vida em sociedade, de natureza triste e arrogante, era chamado de ‘Obscuro’, por rejeitar a vida pública, desconsiderar a arte, a filosofia e a religião, bem como por ter escrito uma obra – “Sobre a Natureza” – considerada pouco inteligível emseu estilo. Depois de algum tempo, radicalizou sua filosofia de vida e passou a viver isolado nas montanhas.
A grande novidade introduzida por Heráclito é que, ao analisar a natureza, percebeu como os contrários estão em eterno conflito, numa constante mudança de um estado para outro, onde, no fim, ambos os opostos terminam por se tornar a mesma coisa.

Concepção de Deus | Concepção de Homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepções Filosoficas
  • Concepçoes filosoficas
  • concepções filosoficas
  • Concepçoes Filosoficas
  • Quais concepções filosóficas estariam presentes
  • As correntes filosoficas e concepçoes de mundo
  • Concepções filosóficas do serviço social
  • Concepções Filosóficas Sobre Liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!