Concepções do pcn de artes e as diretrizes curriculares de educação básica de artes

Páginas: 12 (2931 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar as concepções do PCN de Artes e as Diretrizes Curriculares de Educação Básica de artes. As concepções que serão analisadas são: ideal de homem, concepção de sociedade, de educação, escola, aprendizagem na disciplina, objetivo da área, objetivo principal da área de estudo e avaliação.

Concepções das Diretrizes Curriculares de Educação BásicaConcepção de ideal homem: caracteriza-se como o homem sendo criador de arte, ou seja, sendo objeto e sujeito de seu próprio conhecimento. Numa conhecida passagem dos Manuscritos econômico-filosóficos, Karl Marx argumenta que “o homem se afirma no mundo objetivo, não apenas no pensar, mas também com todos os sentidos” (MARX, 1987, p. 178) e os sentidos não são apenas naturais, biológicos einstintivos, mas também transformados pela cultura, humanizados.
Concepção de sociedade: Nas aulas de Arte, os conteúdos devem ser selecionados a partir de uma análise histórica, abordados por meio do conhecimento estético e da produção artística, de maneira crítica, o que permitirá ao aluno uma percepção da arte em suas múltiplas dimensões cognitivas e possibilitará a construção de uma sociedade semdesigualdades e injustiças. O sentido de cognição implica, não apenas o aspecto inteligível e racional, mas também o emocional e o valorativo, de maneira a permitir a apreensão plena da realidade (FARACO apud KUENZER, 2000). Falta concepção de educação
Concepção de escola: A escola é um espaço de reflexão e diálogo, sendo assim um lugar de socialização do conhecimento, portanto é deresponsabilidade da mesma a formação dos sujeitos que dela participam, ou seja, é ela que determina que tipo de participação o sujeito terá na sociedade. “Um sujeito é fruto de seu tempo histórico, das relações sociais em que está inserido, mas é, também, um ser singular, que atua no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar. Ao definir qual formação se quer proporcionar aesses sujeitos, a escola contribui para determinar o tipo de participação que lhes caberá na sociedade. Por isso, as reflexões sobre currículo têm, em sua natureza, um forte caráter político.” Entretanto, o ensino de Arte nas escolas e os cursos de Arte oferecidos nos mais diversos espaços sociais são influenciados, também, por movimentos políticos e sociais. No currículo escolar, a EducaçãoArtística passou a compor a área de conhecimento denominada Comunicação e Expressão. A produção artística, por sua vez, ficou sujeita aos atos que instituíram a censura militar. Na escola, o ensino de artes plásticas foi direcionado para as artes manuais e técnicas e o ensino de música enfatizou a execução de hinos pátrios e de festas cívicas. Tais propostas curriculares pretendiam fazer da escola uminstrumento para a transformação social e nelas o ensino de Arte propôs a formação do aluno pela humanização dos sentidos, pelo saber estético e pelo trabalho artístico. Isso não significa que a escola deva visar à formação de artistas, ou ainda, que deva eleger e privilegiar os que apresentam uma produção de qualidade diferenciada da maioria. Nestes casos, é dever da escola, com a anuência dafamília, encaminhá-los a outras instituições da sociedade para que os alunos tenham condições de se desenvolver na área em que demonstrem aptidão diferenciada. Cabe lembrar que, enquanto instituição voltada à educação e ao ensino, a escola existe para democratizar o acesso ao conhecimento e à experimentação nos campos da cultura humana, a todos os alunos, indiferenciadamente.
Concepção deaprendizagem na disciplina: Nesse sentido, a escola deve incentivar a prática pedagógica fundamentada em diferentes metodologias, valorizando concepções de ensino, de aprendizagem (internalização) e de avaliação que permitam aos professores e estudantes conscientizarem-se da necessidade de “... uma transformação emancipadora. É desse modo que uma contraconsciência, estrategicamente concebida como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diretrizes curriculares da educação básica
  • Arte na educação (pcn)
  • DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CIÊNCIAS
  • Arte na educação básica
  • 1 Diretrizes Curriculares Da Educacao Basica SEDUC PI
  • O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica FICHAMENTO SIMPLES
  • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!