Concepções de saúde e doença

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 2 de março de 2013
Atividade Introdutória

O filme Ilha das Flores é um documentário que mostra a crise de civilização em que a sociedade “moderna” e globalizada está inserida. É um polêmico retrato da mecânica da sociedade de consumo. O curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
Faça uma reflexão do processo saúde-doença e após exponha suas idéias emsala.

O documentário Ilha das Flores nos mostra todo um processo de produção e consumo de certos produtos, sendo estes, meios que as famílias, as mulheres e as crianças encontram para se alimentar ou sustentar financeiramente a sua alimentação. Fica entendido o ciclo pelo qual a sociedade passa e como tudo está interligado. Mostra como o ato de uma pessoa atinge a vida de outras inúmeras pessoas.O curta metragem mostra com clareza tudo que o ser humano precisa para ter uma vida saudável, tendo como exemplo a família mostrada no filme, onde por questões financeiras e de higiene, é possível escolher os alimentos que estão aptos à utilização e os que não estão em boas condições para serem utilizados, estes por sua vez são descartados no lixo, o qual não sofre o processo de coleta seletiva, oque dificulta o seu reaproveitamento, mas não impede que o mesmo não seja feito por uma questão de necessidade daqueles que não possuem dinheiro para se alimentar e usufruem dos restos do consumo da sociedade. Logo, mostra que de maneira individualista, as pessoas preocupam-se em manter a sua saúde, seu bem estar físico, social e ambiental, mas não há essa mesma preocupação com a saúde coletiva,ou seja, estão comprando saúde e distribuindo doença de acordo com sua despreocupação com o resultado de cada ato seu. Sendo assim, criam-se locais onde o descaso com o lixo é presente e até faz parte do perfil daquela sociedade, e dessa maneira cria-se uma situação de desigualdade social. Daí em diante, o descaso não acontece somente com o lixo, mas também com todos aqueles que vivem cercados porele e vivem dele. Essas pessoas serão excluídas socialmente, muitas nem terão acesso a programas de saúde pública, e as poucas que tiverem não terão condições para tratar de suas patologias, o que faz com que elas não tenham condições para usufruir da saúde como o resto da sociedade usufrui.



1) Quando nasceu o projeto de saúde pública moderna, pautado na concepção de saúde como estado deequilíbrio do indivíduo com seu habitat? Cite 4 razões para esse fato ter ocorrido.
O projeto de saúde pública moderna nasceu no início do século XIX. São tidas como razões para que este fato tenha ocorrido: a desnutrição, o alcoolismo, as doenças mentais e a violência, os quais atingiam grande parcela da nova classe de trabalhadores urbanos. Tanto doenças conhecidas como doenças novas passaram aser transmitidas de maneira aumentada para toda a população através de sistemas de distribuição de água precários, levando à epidemias letais. Os indivíduos que tinham condições começaram a abandonar os grandes centros urbanos, pois esses locais passaram a ser designados como doentios. Os hospitais públicos eram evitados, pois o alto número de mortalidade nas maternidades fazia com que o parto setornasse uma situação de risco, sendo preferível não buscar prática médica, já que a mesma era tida como prejudicial. A tuberculose, doença conhecida havia séculos, encontrou novas condições para se movimentar, aumentando o número de casos da doença e fazendo com que se tornasse uma das principais causas de morte, atingindo com grande força a população jovem nas idades mais produtivas.
2)Explique o modelo da história natural das doenças proposto por Leavell e Clark.
O modelo da história natural das doenças que foi proposto por Leavell e Clark reconhece a doença como um processo dinâmico que ocorre no corpo do paciente, possuindo fatores determinantes também no ambiente onde o mesmo vive e permitindo assim que possamos identificar diferentes fases ou períodos na evolução desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo concepções sobre a Saúde e a Doença
  • Síntese e reflexões críticas das concepções sobre “saúde e doença”
  • Concepções de Saude
  • 5 Questoes referente ao livro "concepçoes de saude e doença" de paulo sabroza
  • Saude doença
  • Saude e doenças
  • Saúde-doença
  • saude e doença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!