Concepções de linguagem e ensino

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: Concepções de Linguagem e Ensino Professores: Cláudia Valéria Doná Hila, Cristiane Carneiro Capristano
Acadêmica: Patrícia Maria Garcia Alencar

01) Faça um levantamento dos principais problemas de ortografia, pontuação, referência eencadeamento de orações encontradas no texto (conforme enunciado da questão).
Podemos dizer que o presente texto em análise apresenta inúmeros problemas no que diz respeito à escrita da Língua Portuguesa. Para refletir sobre quais as melhores soluções para a resolução desses problemas precisamos, em primeiro lugar destacar algumas das dificuldades gramaticais dos alunos dos primeiros anosdo ensino fundamental.
No que se refere à ortografia percebemos inúmeras situações em que o aluno narrador troca algumas letras como no caso de (erperto) e (pertp). Nesse exemplo chegamos a pensar que pelo fato das letras (r e s) e (o e p) estarem próximas no alfabeto o aluno talvez faça a confusão entre elas. No caso das palavras (corrento) e (meto) percebemos que é normal crianças nessa fasetrocarem o som sonoro (d ) pelo surdo (t ).
Em relação aos problemas de pontuação escolhemos o que está presente na frase: (...o que é fofinho...) onde podemos dizer que falta um ponto de interrogação, pois a palavra que nesse caso é um pronome interrogativo. Assim observamos que o narrador faz uma pergunta, mas ainda não tem domínio do uso dos sinais de pontuação entre eles, o interrogativo.Nas duas frases (...o luguinha falou...) e (...eles falou...) também notamos a ausência de dois pontos, pois nesse caso vemos que o aluno narrador está anunciando a fala dos personagens. No primeiro trecho ele refere-se a fala de luguinha e no segundo trecho o narrador refere-se a fala dos lobos.
No caso dos problemas de referência, podemos destacar um exemplo presente no segundoparágrafo “Eles viver em uma pesca pertp da floresta na floresta tinha um lobo ele chamava lobão da floresta La tinha muitos morcegos”. Nesse caso vemos que o aluno ainda não tem domínio desta regra e por esse motivo apresenta muitas palavras repetidas em um mesmo parágrafo que poderiam perfeitamente ser substituídas por outras para que o texto ficasse mais adequado.
Para sanar este problemade referência poderíamos então reescrevê-la assim: “Eles viver em uma pesca pertp da floresta onde tinha um lobo que se chamava lobão da floresta. Lá tinha muitos morcegos”.
Quanto à questão do encadeamento das orações podemos dizer que em quase todo o texto há exemplos da má ligação entre as frases que poderiam estar atreladas entre si por conjunções e sinais de pontuação para que assimpudessem ficar encadeadas da forma correta.
Tomemos como exemplo o primeiro parágrafo onde a frase: “Era uma vez um menino ele chamava luguinha ele tinha um cachorro o nome do cachorro era fofinho eles eram muito erperto também tinha o pai do Luguinha ele era muito bonito”.
Nesse caso podemos acrescentar alguns conectivos e sinais de pontuação para que a frase tenha uma sequênciamelhor elaborada. Se a reescrevêssemos ficaria assim: Era uma vez um menino que se chamava Luguinha. Ele tinha um cachorro muito esperto cujo nome era Fofinho e também tinha o pai de Luguinha que era muito bonito.
Por meio do texto analisado percebemos que existem diversos problemas quanto a aquisição da Língua Portuguesa pelos alunos dos anos iniciais o que no leva a refletir que nos enquantoprofessores devemos pensar e promover atividades que contribuam para resolução destes problemas.

2) Prepare uma atividade para ajudar o aluno a resolver os principais problemas apontados por você;

1. Nome da atividade: A ortografia em sala de aula: Discussões em torno da escrita e da fala

2. Público alvo: alunos do quarto ano do Ensino Fundamental

3. Objetivo: Perceber que a escrita é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Concepções de linguagem e ensino de português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!