Concepções de homem e mundo

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2012
Concepções de homem e de mundo

Filosofia é a ciência, que estuda as primeiras causas para resolver os problemas pela raiz, é o não se contentar com as respostas e condições pré-estabelecidas quenos sejam impostas.
Assim como diz Rosana Madjarof (2011):
“Podemos definir a filosofia como a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida.”
Com o surgimento da filosofia, trouxeuma independência ao ser humano e ao mundo, ou seja, significou na conquista e manutenção da soberania politica e econômica, que pode ser absoluta e relativa.
É assumir uma postura crítica einvestigativa diante do mundo, querer mudar a realidade em que vivemos proporcionando o bem estar de um conjunto, e não apenas buscar resolver o seu problema.
Ghiraldelli (2011) afirma:
“Filosofia é adesbanalização do banal, ou é a desbanalização do mundo.”
Aceitar uma condição que nos foi imposta como fome no mundo é muito simples e fácil, pensar que só os países ricos distribuírem um pouco aosdemais não é filosofar, pois isso é algo simples pensado por muitos, ou diria até mesmo todos como uma solução. Filosofar vai além, vai investigar as causas em seu primórdio e a partir daí buscar umasolução concreta, buscando reconstruir a situação de forma que toda a condição mude a partir da causa.
A filosofia tem como objeto, o homem, pois nos encontramos em um mundo cercado de paradigmas,mitos e conceitos que muitas vezes nunca foram questionados, por isso a filosofia assume um papel de reflexão como afirma Sabryna Stelita Destefani.(2004):
“A filosofia não é um pensar qualquer, mas éuma reflexão.”
A necessidade que temos da filosofia se resume no fato de que ela permite ao homem questionar o mundo, discordar do comum, e poder ter seus próprios conceitos, sua própria filosofia devida. A filosofia tornou-se essência do ser humano, é o ato de questionar, discutir, investigar e refletir, ela favorece a visão sobre o que parece ser certo, desnuda o que o senso comum estabelece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As correntes filosóficas
  • As correntes filosoficas concepções de homem e de mundo
  • As correntes filosóficas – concepções de homem e de mundo
  • Concepções do homem
  • Concepções de homem
  • Concepções de homem
  • concepções do homem
  • AS TRÊS CONCEPÇÕES DO HOMEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!