Concepções atuais de educação

Páginas: 17 (4026 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
CONCEPÇÕES ATUAIS DE EDUCAÇÃO
1. Introdução


As concepções atuais de Educação se referem primordialmente ao novo perfil dos alunos. Os autores e pesquisadores da área educacional mensuram que a escola deverá assumir nova posição frente à demanda dos alunos. Certamente, devido a isso, desde início do século XXI novas diretrizes e competências subsidiam à dita Educação do Futuro,ou seja, a educação que contribui para a formação técnica e social – alunos e cidadãos.
O processo de aprendizagem é discutido por diversas abordagens que em suma, representam aspectos dos indivíduos: uma privilegia o comportamento, outro o social e, por fim, os processos cognitivos. Aliás, os aspectos cognitivos estão mais em evidências, visto que as concepções atuais na área da educaçãoseguem essa linha de pensamento e pesquisas. Entretanto, é notória a contribuição científica diversificada e que exploram particularidade que fazem parte de um todo.
Por conseqüência das novas diretrizes para as escolas e a educação, propriamente dita, salienta-se autores como Edgar Morin que propôs os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro em que apresenta um compilado de inspiraçãoao professor para uma boa prática educacional.
Para complementar o autor Jacques Delors, coordenador do Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação do Século XXI; aponta os quatro pilares que servem como bússola para orientar os rumos da educação; pensando assim, como pilares do conhecimento e formação extensiva ao âmbito social.
Sendo assim, além de apresentaros autores referência no que se refere às tendências da educação do futuro; também é preciso considerar as influências de novas tecnologias educacionais, ou as TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação) correspondente a todas os recursos tecnológicos como computadores, tablets e celulares que servem de apoio pedagógico e auxiliam o professor a tornar as aulas mais atrativas, considerando afamiliaridade dos alunos geração conhecida como net.
Além disso, o autor Marcos Silva ressalta que através dos recursos tecnológicos, os alunos podem manusear o conhecimento adquirido; e o professor por sua vez, assumir o papel de mediador e propiciar subsídios para que os alunos participem e vivenciem o conhecimento dentro da sala de aula, e ainda seja mais evidente no contexto social; ouseja, fora dos portões da escola.
Desta forma, as concepções atuais da educação fundamentam que os alunos e as vias de aprendizagem foram modificados mediante a relação e, também ao acesso as máquinas e equipamentos áudio-visuais que privilegiam a veiculação de informação massiva e os estímulos captados freneticamente pelos órgãos de sentido.
Todavia, o uso de recursos tecnológicos einvestimentos na formação continuada constituem a educação do futuro, mas que, sobretudo, já está iminente e se faz necessário ser aderida nas escolas de hoje.
Portanto, a reforma educacional é inevitável e fundamental para contribuir efetivamente na sociedade, na formação do aluno-cidadão e na qualidade de vida da população.



2. Desenvolvimento do Tema


2.1. O processo deaprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem tem sido historicamente caracterizado de várias formas que vão desde a ênfase do papel do professor como transmissor do conhecimento, até as concepções atuais que o concebem como um todo integrado que destaca o papel do educando.
Os autores da área de Educação fazem referências a algumas abordagens para explicar o processo deaprendizagem. Sendo assim, para os Behavioristas, é uma aquisição de comportamentos através de relações entre o ambiente e comportamento; o ser humano nasce como uma tábua rasa, e com a função única de ser depositário de conhecimentos; ou seja, produto do processo de aprendizagem estabelecido mediante aos estímulos (do meio) e das respostas (comportamentos). Além de que, a aprendizagem é tratada como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concepções de educação
  • Concepções educação
  • concepções de educação
  • Concepções de história: desafios atuais
  • A educação atual
  • Educação atual
  • As concepções do estudo da psicologia e educação
  • Concepções da educação física brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!