Concepções alternativas

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013















CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CONCEITOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO DO

LUMINOL


































INTRODUÇÃO:




O ensino de ciências tem passado por diversas transformações ao longo dos últimos anos. Cada vez mais se propõe a relação entre os conteúdos ministrados em sala de aula ao contexto do aluno. E que também,seja indicada a importância de se perceber e compreender a ciência como uma construção de conhecimento e não como algo imutável.

Os estudantes quando estão em contato com o saber científico, ao longo do processo de aprendizagem escolar, podem não ver relações do que esta sendo demonstrado na escola com o saber cotidiano. Além disso, professores podem considerar as ideias prévias como obstáculos aoconhecimento e por isso podem acreditar que as mesmas devam ser abandonadas (LOPES, 1999).

Vários estudos foram realizados em diversas partes do mundo, desde a década de 70, sob o panorama das concepções prévias dos estudantes que segundo Mortimer:


(...) revelaram que as ideias alternativas de crianças e adolescentes são pessoais, fortemente influenciadas pelo contexto do problema ebastante estáveis e resistentes à mudança, de modo que é possível encontrá-las mesmo entre estudantes universitários. (MORTIMER, 1996).


Os trabalhos efetuados sobre as concepções fazem parte de um programa de pesquisa que ficou conhecido como ACM (alternative concepts movement), do qual se obteve um aumento do conhecimento empírico sobre as concepções dos estudantes (MORTIMER, 1996).


Osestudos foram de extrema importância para a construção de um novo paradigma no ensino de ciências e “(...) contribuíram para fortalecer uma visão construtivista de ensino-aprendizagem que até muito recentemente parecia dominar a área de educação em Ciências e Matemática” (apud MORTIMER,1996)1.

Dentro dessa perspectiva construtivista, os alunos constrõem representações abstratas do mundo a sua voltaque são utilizadas para interpretar novas situações e para orientar suas ações nelas. Sendo assim, a aprendizagem é vista como um processo contínuo e adaptativo, no qual os conceitos são modelados de forma a atingir uma relação entre ideias e experiências (MORTIMER, 1993).

1 MORTIMER, E. F. CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?
Investigações em Ensino deCiências. 1996.

Diversos modelos foram desenvolvidos a cerca dessa proposta e apenas duas características principais que parecem ser compartilhadas:

1) a aprendizagem se dá através do ativo envolvimento do aprendiz na construção do conhecimento;

2) as ideias prévias dos estudantes desempenham um papel importante no processo de aprendizagem (MORTIMER, 1996).




Baseando-se na visão deaprendizagem, o modelo de mudança conceitual procura transformar as compreensões dos estudantes em conceitos científicos. Que segundo Mortimer foi:


Proposto, inicialmente, para explicar ou descrever "as dimensões substantivas do processo pelo qual os conceitos centrais e organizadores das pessoas mudam de um conjunto de conceitos a outro, incompatível com o primeiro (Posner, Strike, Hewson &Gertzog, 1982,p. 211), 'mudança conceitual' se tornou sinônimo de 'aprender ciência' (Niedderer, Goldberg & Duit, 1991), o que não significa que haja um consenso acerca de seu significado. A exemplo do que ocorre com 'construtivismo', 'mudança conceitual' se torno um rótulo a cobrir um grande número de visões diferentes e, até, inconsistentes (MORTIMER, 1996).


Conhecendo as diretrizes doensino torna-se necessário refletir sobre o tratamento que será dado as ideias alternativas já que as mesmas são persistentes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

A aprendizagem é mais significativa quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer entre o que já conhece, seus conhecimentos prévios, e o novo conteúdo que lhe é apresentado. A organização geral do ensino ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepções Alternativas e Mudança Conceitual
  • Concepções alternativas no ensino de quimica
  • Concepções alternativas: conceitos espontâneos e científicos
  • Influencia das concepcoes alternativas na aprendizagem da mecanica
  • A pedagogia do esporte como alternativa as concepções de educação física
  • Concepções
  • Concepções
  • Concepções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!