Concepção e estratégias de leitura

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Concepção e estratégias de leitura - leitura e a produção de sentidos

Ler é, na sua essência, olhar uma coisa e ver outra, pois pela leitura não se tem acesso direto à realidade, mas por intermediação de outros elementos da realidade.
Há diversas visões sobre o conceito de leitura, por exemplo:
“Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podemser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é.” (Foucambert, 1994)
“A leitura é um ato de abertura para o mundo. A cada mergulho nas camadas simbólicas dos livros, emerge-se vendo o universo interior e exterior com mais claridade. Entra-se no território da palavra com tudo o que se é ese leu até então, e a volta se faz com novas dimensões, que levam a re-inaugurar o que já se sabia antes.” (Resende, 1993)
Entretanto, para Koch, a concepção língua é como uma representação do pensamento, assim, o texto trata-se de uma representação mental do autor, em que o leitor devera captar a “ideia”, as intenções, os sentidos que o autor demonstra. Em seguida, concepção de língua comoestrutura, sistema, código, no qual o leitor devera reconhecer o sentido das palavras e estruturas do texto. Por fim, a concepção interacional da língua (autor-texto-leitor), exige-se que o leitor interaja com o texto estabelecendo sentido, incluindo suas experiências e conhecimentos que foram construidos ao longo do tempo; desta forma há uma relação entre “texto-sujeitos”.
Existem inúmerasestratégias utilizadas para identificar e construir o sentido de um texto. Antes mesmo de iniciarmos uma leitura, fazemos antecipações e hipóteses em relação ao texto como: o autor do texto, o gênero, o título, o tema que será abordado.
Essas antecipações e hipóteses/previsões são confirmadas ou rejeitadas ao longo da leitura, e podem ser inúmeras de acordo com o conhecimento e a interação do leitor.Assim, como leitores ativos, através de nossos conhecimentos e informações apresentadas no texto; criticamos, avaliamos, fazemos comparações e inferências para que possamos construir o sentido do texto.
A leitura e a produção de sentidos necessitam dos conhecimentos do leitor, baseado no conhecimento sociocognitivo (conhecimentos da língua e das coisas do mundo). Esses conhecimentos variam depessoa para pessoa, gerando uma pluralidade de leituras e sentidos de acordo com: seu lugar social, seus conhecimentos, seus valores, as relações com o outro, suas vivências... Contudo, a leitura também pode variar de acordo com o mesmo leitor, que poderá se basear na orientação do autor para a realização da leitura.
Muitas pessoas, apesar de serem alfabetizadas não conseguem interpretar o conteúdode um texto, é o que chamamos de analfabeto funcional.
Assim, ler é construir significados, ou seja, a leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita, sendo o leitor um sujeito ativo que interage com o texto.

Elementos coesivos ou mecanismos de coesão

Observa-se na coesão a propriedade de unir termos e orações por meio de conectivos. A escolha errada dessesconectivos pode ocasionar a deturpação do sentido do texto.
Seguem os principais elementos conectivos, agrupados pelo sentido:
Elipse: é a omissão de um termo já citado.
Substituições: uma das mais ricas maneiras de se retomar um elemento já citado.
Pronome: sua função é substituir ou acompanhar um nome.
Repetição: é quando um elemento for repetido diversas vezes durante o texto ela éconsiderada a mais explícita ferramenta de coesão.
Repetição parcial: Ex. - Pelé (Edson Arantes do Nascimento), Xuxa (Maria da Graça Xuxa Meneguel) foram vistos juntos. O prefeito de São Paulo (Gilberto Kassab).
Sinônimos ou quase sinônimos: palavras com o mesmo sentido (ou muito parecido) dos elementos a serem retomados.
Epítetos: Ex.: a) (...) foram elogiadas pelo por Fernando Henrique Cardoso. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepção de leitura, estratégias e produção de sentidos.
  • CONCEPÇÃO , ESTRATÉGIAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE LEITURA
  • concepção de leitura
  • Concepção de leitura
  • Concepção de leitura
  • Concepção de leitura
  • concepção de leitura
  • Concepção de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!